O segredo para o sucesso é manter o foco e treinar bastante e com o vestibular não é diferente. Para treinar, nada melhor que usar os simulados do colégio ou do cursinho como aliados. Quem acredita que o simulado não adianta nada na preparação do vestibular, além de estar completamente enganado, está tirando de si uma oportunidade única de melhorar o autocontrole.
Para muitos, ter uma posição qualquer no ranking da escola não é muito estimulante, mas os estudantes precisam enxergar o simulado com outros olhos. Não é ele quem vai dizer se sua aprovação no vestibular é garantida ou não. Pelo contrário, sua função é apontar para o aluno seus pontos fortes e, principalmente, os fracos.
Ao conferir o gabarito, dá pra ter uma noção do que é preciso estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta de concentração. É com estes resultados em mãos que o vestibulando poderá preparar melhor os seus estudos: saber em que área focar, como controlar seu tempo e seu nervosismo.
Descobrir suas dificuldades enquanto se faz o simulado é muito melhor do que descobri-las quando se está fazendo o vestibular de verdade. Com o simulado ainda há tempo de redefinir metas e estratégias. Além do mais, é o melhor para ajudá-lo a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que se deve dedicar a cada questão, qual prova deve ser feita primeiro e qual deve ser deixada por último.
Treinar o controle do tempo e do nervosismo também é uma das vantagens do simulado. Ele nada mais é do que um treinamento para o vestibular e vai deixá-lo preparado para quando chegar a hora da prova você saber exatamente o que fazer, sem tensão ou desespero.
Além dos simulados dos colégios/cursinhos, você também pode tentar fazer os simulados online, disponíveis em muitas páginas de educação e também treinar a resolução das provas de outros anos dos vestibulares que você vai prestar. Preparando-se assim, não há como errar: é aprovação na certa!