Entre uma das tantas dificuldades de se fazer um curso superior é a existência de uma faculdade ou universidade em sua cidade. Muitas vezes, pessoas que vivem em cidades do interior não têm acesso à graduação, pelo simples fato de não existirem faculdades naquele município.
Mas uma nova modalidade de ensino vem mudando esse quadro. O Ensino a Distância (EaD) chegou para mudar a vida dessas pessoas que sofrem e muitas vezes têm de mudar de cidade para estudar. É simples: as universidades montam salas de aula em cidades do interior (os chamados pólos de apoio presencial) e instalam um equipamento audiovisual (data shows e projetores com computadores) para as tele-aulas.
E é assim, por meio das tele-aulas, com palestras e exposições de professores de outras cidades, de grandes universidades do país. Para sanar às dúvidas do aluno e ajudá-lo nos exercícios existem auxiliares presentes nas salas de aula e salas online, onde o estudante pode ter contato com o professor e fazer atividades, tudo pela internet. Geralmente, as aulas acontecem de uma a duas vezes por semana.
A maioria dos pólos de apoio presencial possui computadores ligados à rede e demais equipamentos de informática, tudo à disposição do graduando. E mais, a maioria dos cursos de graduação a distância tem a mesma duração dos cursos presenciais (aquele em que você vai todos os dias à universidade e assiste aulas com o professor na sala) e conferem ao aluno um diploma de graduação como qualquer outro.
A internet é a grande aliada dos cursos EaD e dos próprios alunos dessa modalidade. Sem o advento da grande rede, não seria possível a existência de cursos não presenciais. Além dos de graduação, existem outros tipos de cursos a distância, como os de idioma, por exemplo, muito procurados por jovens estudantes. Esses cursos de línguas são oferecidos por instituições nacionais e internacionais e todos funcionam com o apoio indispensável da internet.
Desde 2005, uma parceria entre o Ministério da Educação, estados, municípios e universidades públicas gerou o que hoje é a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A proposta da UAB é facilitar a implantação de cursos de graduação a distância com a ajuda de grandes universidades em várias cidades do país que não tem acesso a campi dessas instituições.
O principal objetivo da UAB é capacitar professores da rede pública de ensino com cursos de Licenciatura e Pedagogia e, assim, melhorar a educação gratuita no Brasil.
A proposta de Educação a Distância foi aprovada e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da educação no Brasil e pode ajudar muitas pessoas que, antes de sua aprovação, não tinham acesso à cadeira de uma universidade.