Ateísmo é a descrença em qualquer deus ou entidade divina que não se prende à filosofia, a religiões específicas ou sistemas particulares de organizações sociais. Muitas pessoas confundem os ateus com os adoradores de Satã pelo fato de não acreditarem em Deus, mas esta confusão é fortemente equivocada pelo fato de que para adorar Satã é necessário aceitá-lo como deus.
Para os ateus, a idéia de Deus ou qualquer outra divindade é autocontraditória e não possui qualquer tipo de evidência de sua existência. É dividido em:
• Ateísmo Cético onde afirma que a existência de deuses é duvidosa, improvável ou insuficiente. É também chamado de ateísmo fraco, negativo ou implícito.
• Ateísmo Explícito que nega abertamente a existência de qualquer deus sendo uma corrente materialista. É também chamado de ateísmo forte, ativo ou positivo.
• Agnosticismo que julgam ser impossível provar a existência de Deus e sua inexistência.
Em 1841, Karl Marx exclamava odiar todos os deuses e assim conseguiu fazer com que todos os marxistas se tornassem ateus. Dizia que Deus tirava a grandeza do homem e sua independência fazendo com que as pessoas se tornassem dependentes para tudo.