Transformações Gasosas

Os principais cientistas que estudaram as transformações gasosas relacionadas às variáveis dos gases são Charles, Boyle e Gay-Lussac (da esquerda para
Os principais cientistas que estudaram as transformações gasosas relacionadas às variáveis dos gases são Charles, Boyle e Gay-Lussac (da esquerda para

No estudo dos gases, é preciso relacionar suas três variáveis, que são: a pressão (P), o volume (V) e a temperatura (T).

Ao longo da história, esses estudos foram feitos relacionando essas variáveis, porém sempre mantendo uma delas constante. Por exemplo, ao se estudar a relação das variações da pressão de um gás com as variações de sua temperatura, o volume permaneceu constante e assim por diante.

Vários cientistas realizaram experimentos para entender o comportamento dos gases, porém três deles se destacaram: o físico e químico irlandês Robert Boyle (1627-1691) e os cientistas franceses Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) e Jacques Alexandre César Charles (1746-1823).

Esses cientistas formularam leis a respeito do comportamento dos gases ao sofrerem transformações gasosas, são elas:

• Transformação isotérmica e Lei de Boyle;
• Transformação isobárica e Lei de Gay-Lussac;
• Transformação isocórica ou isovolumétrica e Lei de Charles/Gay-Lussac.

Vejamos do que se trata cada uma delas:


Transformação isotérmica e Lei de Boyle (T=constante)


Nesse caso, um gás com massa fixa e temperatura constante tem o volume e a pressão variados. Segundo a Lei de Boyle: o volume ocupado por determinado gás com a temperatura constante é inversamente proporcional à sua pressão.

Onde P1 e V1 são as variáveis iniciais e P2 e V2 são as variáveis finais.

Sua representação gráfica é sempre uma hipérbole, chamada de isoterma:

Representação gráfica de uma isoterma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transformação isobárica e Lei de Gay-Lussac ou Lei de Charles Gay-Lussac* (P=constante)


Um gás com massa fixa, permanecendo com a pressão constante, tem o volume e a temperatura variados. Segundo a Lei de Gay-Lussac: o volume ocupado por determinado gás com a pressão constante é diretamente proporcional à sua temperatura.

Onde T1 e V1 são as variáveis iniciais e T2 e V2 são as variáveis finais.

Sua representação gráfica é sempre uma reta:

Representação gráfica de uma transformação isobárica


Transformação isocórica ou isovolumétrica e Lei de Charles ou Lei de Charles Gay-Lussac* (V=constante)


Um gás com massa e volume fixos sofre variação na sua pressão e na sua temperatura. Segundo a Lei de Charles: a pressão ocupada por determinado gás com o volume constante é diretamente proporcional à sua temperatura.

Onde T1 e P1 são as variáveis iniciais e T2 e P2 são as variáveis finais. Sua representação gráfica também é sempre uma reta:

Representação gráfica de uma transformação isocórica ou isovolumétrica


* As duas últimas leis foram estudadas por Gay-Lussac e por Charles, assim, em alguns livros os nomes dessas leis diferem; em alguns aparece Lei de Gay-Lussac, ou Lei de Charles ou ainda Lei de Gay-Lussac/Charles.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cálculos com a equação geral dos gases

Clique e aprenda a realizar cálculos relacionados com pressão, temperatura ou volume utilizando a equação geral dos gases.

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Equação Geral dos Gases

Entenda como podemos reunir as três leis físicas dos gases e chegar à fórmula matemática da equação geral dos gases.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Lei Volumétrica de Gay-Lussac

Conheça a Lei Volumétrica de Gay-Lussac que é muito usada no estudo dos gases e em cálculos estequiométricos.

Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, relaciona o volume molar dos gases. Veja como isso pode ser descrito e qual sua aplicação.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Temperatura dos gases

Entenda como a temperatura funciona como uma variável de estado dos gases, como ela é medida, quais são as suas unidades e a conversão entre elas.

Teoria Cinética dos Gases ou Teoria do Gás Ideal

As principais características físicas dos gases são definidas pela teoria cinética dos gases ou teoria do gás ideal.

Termodinâmica

Clique aqui, descubra o que é Termodinâmica, conheça seus conceitos básicos, saiba quais são suas leis e fórmulas e veja algumas de suas aplicações.

Transformação Isobárica

Na transformação isobárica, que ocorre à pressão constante, as variações de volume estão relacionadas às variações de temperatura.

Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Na transformação isotérmica, que ocorre à temperatura constante, as variações de volume estão relacionadas às variações da pressão.

Transformação isocórica

Descubra do que se trata a transformação isocórica dos gases, também conhecida como isométrica ou isovolumétrica, e qual a sua relação com a segunda Lei de Charles e Gay-Lussac.

Variáveis de estado dos gases

No estudo dos gases, deve-se levar em consideração as seguinte variáveis de estado dos gases: volume, pressão e temperatura.

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Volume dos gases

Detalhes a respeito do volume dos gases, uma de suas variáveis de estado.