A palavra isocórica tem origem grega: iso significa “igual” e coros significa “volume”.
Para analisarmos como a pressão varia em relação à temperatura, podemos imaginar um pneu de carros, onde o ar que o preenche permanece com o volume constante. No entanto, à medida que o carro anda, a pressão dentro do pneu aumenta, porque a temperatura também aumentou. Isso pode ser mais bem visualizado em dias quentes.
Assim, quando os pneus de um carro são calibrados é necessário que estejam frios, isto é, à temperatura ambiente, ou depois de terem rodado no máximo 3 km. Se o pneu for calibrado depois que o carro rodou muito, o pneu estará com uma temperatura elevada e o ar lá dentro estará expandido. Se depois o pneu esfriar, o ar irá se contrair e será necessária uma recalibragem. O contrário também é verdadeiro: se uma pessoa calibrar os pneus em um dia frio e depois começar a fazer calor, o ar irá se expandir, aumentando a pressão interna e desregulando a calibragem que foi feita.
Outro exemplo é se pegarmos algum recipiente fechado e o aquecermos. Mesmo se ele estiver vazio, isso não pode ser feito, porque dentro dele existe ar que irá se expandir, aumentando a pressão com o aumento da temperatura. Desse modo, o recipiente pode até explodir, lançando estilhaços para todo lado.
É por isso que não podemos aquecer ou incinerar nenhuma embalagem de spray, mesmo que ela pareça estar vazia.
Esses exemplos no mostram claramente que com o aumento da temperatura, a pressão também aumenta. Porém, se esses experimentos forem feito com a temperatura variando em graus Celsius (°C), a pressão e a temperatura não apresentarão variação proporcional.
Os cientistas Jacques Alexandre César Charles (1746-1823) e Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) estudaram esses comportamentos dos gases com a temperatura medida na escala kelvin. Nesse caso, verificou-se que:
Esta ficou sendo chamada de Segunda Lei de Charles e Gay-Lussac. Segundo essa lei, se dobrarmos a temperatura, a pressão exercida pelo gás também irá dobrar e assim sucessivamente.
Matematicamente temos:
O gráfico da transformação isocórica relaciona a variação da pressão com a variação da temperatura (em kelvin) e é sempre uma reta.