Transformação Isobárica

Esses cientistas estudaram as transformações isobáricas e criaram a primeira Lei de Charles e Gay-Lussac
Esses cientistas estudaram as transformações isobáricas e criaram a primeira Lei de Charles e Gay-Lussac

Definição conceitual de transformação isobárica

O primeiro cientista a realizar experimentos envolvendo a relação entre o volume e a temperatura dos gases foi o físico francês Jacques Alexandre César Charles (1746-1823). Porém, quem passou a quantificar essa relação foi o químico francês Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850).

Ambos chegaram à mesma conclusão: o volume e a temperatura dos gases são diretamente proporcionais. Isso pode ser visualizado e entendido por meio de uma experiência simples: ao colocarmos uma garrafa, com um balão em seu gargalo, em uma panela contendo água quente, veremos que o balão encherá. Isso significa que, com o aumento da temperatura, houve aumento do volume ocupado pelas moléculas do gás. No entanto, se colocarmos a garrafa com o balão em uma panela com água fria, veremos o balão murchar. O ar, que é o gás analisado, se contrai e ocupa um volume menor com a diminuição da temperatura.

Um balão inserido em uma garrafa, colocado em um recipiente com água quente, encherá com o aumento do volume do gás dentro dele. Ao ser colocado na água e gelo, ele murchará, pois seu volume diminui

Atenção: é interessante lembrar queo volume aumenta, mas a quantidade de partículas do gás é a mesma. O que ocorre é que, com o aumento da temperatura, aumenta-se também a energia cinética das partículas que irão se movimentar com maior velocidade, expandindo-se e aumentando o volume. O contrário também é verdadeiro:com a diminuição da temperatura, a energia cinética das partículas diminui e elas se movimentam mais devagar, contraindo-se e, consequentemente, diminuindo o volume.

Na transformação isobárica, quando se aumenta a temperatura, o volume aumenta; mas a quantidade de partículas não

Por meio de experimentos mais exatos, pode-se determinar exatamente qual é essa proporcionalidade entre a temperatura e o volume do gás à pressão constante. Criou-se, assim, a primeira Lei de Charles e Gay-Lussac, que diz:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Definição conceitual da lei de Charles e Gay-Lussac

Em termos matemáticos, temos:

Fórmula matemática da lei de Charles e Gay-Lussac

Onde:

V = volume ocupado pelo gás;
T = Temperatura termodinâmica do gás;
k = constante de proporcionalidade do gás.

Pela expressão matemática acima, vemos que o volume e a temperatura variam na mesma proporção direta. Ou seja, se dobrarmos a temperatura, o volume também dobra; se diminuirmos pela metade a temperatura, o volume também cairá pela metade; e assim sucessivamente. Portanto, a divisão dessas duas grandezas dá uma constante entre elas, que é simbolizada pela letra k.  

Seja qual for a variação sofrida pelo volume e pela temperatura, a constante será sempre o mesmo valor, assim, podemos dizer que:

V1=V2     ou        Vinicial  =Vfinal
   T1      T2                        Tinicial        Tfinal

Isso significa que é possível descobrir qual será o volume quando alterarmos o valor da temperatura; desde que saibamos os valores do volume e da temperatura iniciais e qual foi a alteração na temperatura. O mesmo pode ser conseguido para a temperatura final se soubermos qual é o volume final.

O gráfico da variação do volume em relação à temperatura, com pressão e massa fixa, para um gás, é sempre uma reta, conforme pode ser visto abaixo:

Representação gráfica da transformação isobárica segundo a lei de Charles e Gay-Lussac

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cálculos com a equação geral dos gases

Clique e aprenda a realizar cálculos relacionados com pressão, temperatura ou volume utilizando a equação geral dos gases.

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Equação Geral dos Gases

Entenda como podemos reunir as três leis físicas dos gases e chegar à fórmula matemática da equação geral dos gases.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Exemplos de transformações gasosas

Você conhece as principais transformações gasosas? As transformações isotérmica, isobárica, adiabática e isovolumétrica são consideradas transformações especiais, já que pelo menos uma variável termodinâmica mantém-se constante. Confira este texto e conheça exemplos reais de transformações gasosas.

Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, relaciona o volume molar dos gases. Veja como isso pode ser descrito e qual sua aplicação.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Temperatura dos gases

Entenda como a temperatura funciona como uma variável de estado dos gases, como ela é medida, quais são as suas unidades e a conversão entre elas.

Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Na transformação isotérmica, que ocorre à temperatura constante, as variações de volume estão relacionadas às variações da pressão.

Transformação isocórica

Descubra do que se trata a transformação isocórica dos gases, também conhecida como isométrica ou isovolumétrica, e qual a sua relação com a segunda Lei de Charles e Gay-Lussac.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).

Variáveis de estado dos gases

No estudo dos gases, deve-se levar em consideração as seguinte variáveis de estado dos gases: volume, pressão e temperatura.

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Volume dos gases

Detalhes a respeito do volume dos gases, uma de suas variáveis de estado.