O título em volume, representado por τV, também chamado por alguns autores de Fração em volume, é uma grandeza usada para soluções em que o solvente e o soluto são líquidos. Ele relaciona o volume do soluto (V1) com o volume da solução (V), conforme a expressão matemática abaixo:
O título também pode ser expresso em porcentagemτV%, basta multiplicar o valor obtido na fórmula acima por 100%. Dessa forma, o título irá indicar o número de unidades de volume de soluto existente em 100 unidades de volume da solução.
Por exemplo, digamos que existem 6 mL de ácido cítrico num limão usado para preparar 300 mL de limonada. Qual será o título em volume e a porcentagem em volume de ácido cítrico nessa solução?
Basta aplicar os valores dados na fórmula. Veja como isso é feito:
τv=V1
V
τv= 6 mL
300 mL
τv = 0,02 ouτV%= 0,02 . 100% = τV%= 2%
O título não possui unidade, por isso é importante verificar se as unidades dos volumes do soluto e da solução estão iguais.
O valor do volume da solução deve sempre ser medido de forma experimental, pois não podemos somar o volume do soluto com o volume do solvente para descobrir o volume total da solução. Isso não funciona porque os líquidos estabelecem interações intermoleculares entre si, o que acaba influenciando no volume final da solução.
Por exemplo, digamos que misturamos 50 mL de acetona e 50 mL de água, o volume final não será 100 mL, mas sim 4,5% menor, isto é, 95,5 mL (100 – 4,5). Isso acontece porque a acetona realiza ligações de hidrogênio com a água, num arranjo diferente do que havia entre as ligações de hidrogênio somente entre as moléculas de água. As ligações de hidrogênio entre a acetona e a água fazem com que os espaços entre suas moléculas diminuam e o resultado é um volume final menor.
Além disso, a temperatura também pode afetar o valor do título ou porcentagem em volume.