Solutos, solventes e soluções... Como diferenciá-los? Entende-se por solução uma mistura homogênea, como por exemplo, a solução salina. Se você mistura sal à água de forma que todo o sal se dissolva, você terá a mesma composição em qualquer parte do líquido, ou seja, qualquer fração que você tomar estará salgada. Dizemos neste caso, que a água é o solvente e o sal, o soluto.
Mas nem sempre uma solução se apresenta na forma líquida, pois podemos ter soluções gasosas. A nossa própria atmosfera é um exemplo, ela é composta pela mistura de gases. Mas o que é o solvente neste caso? Obviamente que um gás, mais precisamente o oxigênio que se faz presente em 79% da composição atmosférica. O restante classifica-se como soluto: oxigênio, dióxido de carbono e outros gases.
E soluções sólidas, existem? Sim, as ligas metálicas são uma ótima demonstração. O que se conhece por bronze, nada mais é, do que uma mistura sólida dos metais - zinco e cobre. E até o próprio ouro encontra-se em solução com outros metais na forma de ligas.
Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto: