Sistema é tudo aquilo que está sob estudo e observação.
Sistema homogêneo é aquele que apresenta uma única fase (monofásico), ou seja, tem um aspecto uniforme, contínuo.
Os sistemas homogêneos podem ser constituídos de substâncias puras ou compostas; por exemplo, se observarmos a água pura veremos que ela apresenta uma única fase, portanto ela é homogênea. Se observarmos também uma mistura de água com álcool, também não notaremos diferença alguma; sendo este também um sistema homogêneo.
Quando há mais de uma substância, dizemos que se formou uma solução. Mesmo olhando em um ultramicroscópio, veremos o seu aspecto uniforme em toda a sua extensão.
Além disso, suas propriedades físicas e químicas também são constantes em toda sua extensão.
Outros exemplos de sistemas homogêneos são: soro (água com açúcar e sal dissolvidos completamente), ferro sólido, qualquer gás ou misturas de gases, entre outros.
Sistemas homogêneos: água, barra de ouro, alumínio.
Sistema heterogêneo é aquele que apresenta mais de uma fase, ou seja, não possui um aspecto uniforme, é descontínuo.
Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto heterogêneo.
A maioria dos sistemas heterogêneos contém mais de uma substância, conforme mostrado abaixo:
Sistemas heterogêneos: água e óleo, água e gelo, água e areia, e granito.
É importante ressaltar que nem sempre a quantidade de componentes representará a mesma quantidade de fases, ou seja, de partes uniformes entre si, mas diferentes umas com as outras. Por exemplo, uma mistura de água e gelo, conforme já citado, é heterogênea, possui duas fases (bifásica), no entanto possui apenas um componente: a água (no estado líquido e sólido).
Outro exemplo é o soro; ele é monofásico (possui apenas uma fase), mas apresenta três componentes diferentes: a água, o sal e o açúcar.
Uma observação importante a ser feita também é que alguns materiais parecem ser homogêneos a olho nu, como o leite e o sangue, no entanto, quando submetidos a um ultramicroscópio, é possível observar claramente um aspecto desigual, sendo, portanto, constituídos de mais de uma fase.
O leite e o sangue quando observados a olho nu parecem ter apenas uma fase, no entanto, são heterogêneos quando vistos em um ultramicroscópio.