Reações de Simples Troca ou Deslocamento

Entre as reações inorgânicas estudadas em laboratório está a reação de simples troca
Entre as reações inorgânicas estudadas em laboratório está a reação de simples troca

Um tipo de reação inorgânica muito importante em nosso cotidiano é a reação desimples troca, ou de deslocamento, ou ainda, de substituição.

As reações de simples troca ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta, originando uma nova substância simples e outra composta. Ocorre uma troca de seus elementos ligantes, daí a origem de seu nome.

Vale lembrar que uma substância simples é aquela que é formada por um único tipo de elemento, enquanto que a composta é formada por dois ou mais tipos de elementos.

Genericamente, as reações de simples troca podem ser expressas assim:

A + XY → AX + Y            ou          A + XY → AY + X

Essas trocas de ligações ocorrem em razão da transferência de elétrons entre as espécies químicas reagentes. Por isso, em Físico-Química essas reações são mais conhecidas como reações de oxirredução. Nesse tipo de reação sempre ocorre uma variação no Nox (número de oxidação) de alguns dos elementos envolvidos, e a oxidação (perda de elétrons) e a redução (ganho de elétrons) ocorrem simultaneamente.

Reação genérica de simples troca ou oxirredução

Um exemplo comum de reação de simples troca ou oxidação é a formação da ferrugem em materiais feitos de ferro. A ferrugem é, na realidade, o óxido de ferro que se forma quando o ferro metálico perde elétrons, isto é, é oxidado e o oxigênio presente no ar é reduzido.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ferrugem é uma reação de oxidação

Outro exemplo de reação de simples troca ocorre quando colocamos uma fita de cobre em uma solução de nitrato de prata. Com o tempo, a solução de nitrato de prata vai deixando de ser incolor e fica azulada e a fita fica num tom prateado. Isso ocorre porque a prata da solução vai sendo deslocada pelo cobre da fita. O tom azulado da solução se deve à formação de íons cobre em solução.

Essa reação pode ser representada pela seguinte equação química:

Cu + AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag

Veja pelos Nox como houve a transferência de um elétron do cobre para a prata:

  0        +2+5 -2        +2   +5  -2         0
Cu + 2 AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2 Ag

Outro exemplo de reação de simples troca ocorre quando colocamos o ferro em uma solução de ácido clorídrico e observamos a formação de bolhas. Essas bolhas são o gás hidrogênio que é liberado, pois o ferro perde três elétrons e cada íon de hidrogênio ganha um elétron, conforme a equação:

2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)





Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Metais nobres

Saiba quem são os metais nobres e entenda suas características e por que não são bons reagentes em reações químicas.

Reatividade dos ametais

Você sabe determinar se uma reação de oxirredução ou de simples troca ocorrerá? Aprenda isso por meio deste texto sobre reatividade dos ametais!