Química dos xampus e condicionadores

Os xampus e condicionadores são, respectivamente, tensoativos aniônicos e catiônicos, que se neutralizam, proporcionando a limpeza e o desembaraçar dos fios.

Os xampus e condicionadores são tensoativos aniônicos e catiônicos, respectivamente
Os xampus e condicionadores são tensoativos aniônicos e catiônicos, respectivamente

Os xampus, na sua maioria, são tensoativos aniônicos, ou seja, são compostos de longas cadeias carbônicas apolares com uma extremidade polar e que, ao serem dissolvidos em água, dissociam-se de modo que a cadeia carbônica forme um ânion (composto com carga negativa).

Por exemplo, um dos tensoativos aniônicos mais utilizados em xampus é o lauril ou dodecilsulfato de sódio, mostrado abaixo:

H3C─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2OSO3-Na+
                                     parte apolar                                         extremidade polar

Em água:

H3C─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─OSO3-                                      Na+
                                    (ânion gerado)               

Os xampus são chamados de tensoativos (ou surfactantes, do inglês surface active agents = surfactants) porque eles possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água. Conforme explicado no texto Química dos Sabões e Detergentes, o funcionamento de remoção da sujeira e da gordura por essas moléculas é baseado no seguinte: a parte polar interage com a água (que também é polar), enquanto a parte apolar da cadeia do surfactante interage com a sujeira e a gordura (que também são apolares), formando, assim, uma espécie de micela esférica, em que a sujeira fica na parte de dentro e a água ao redor, arrastando essa sujeira que estava aderida ao cabelo.

No entanto, conforme já mencionado, um ânion é gerado, portanto, depois que lavamos os cabelos com o xampu, nossos fios ficam com cargas negativas, que se repelem, ficando com aquele aspecto seco, embaraçado e difícil de pentear.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fios repelindo-se graças às cargas negativas deixadas pelo xampu

A fim de eliminar ou, pelo menos, diminuir essa repulsão, é que usamos os condicionadores capilares.

Os condicionadores são surfactantes ou agentes tensoativos catiônicos, ou seja, que na água se dissociam de modo que a cadeia carbônica forme um cátion (composto com carga positiva). Essas cargas positivas neutralizam as negativas deixadas pelo xampu e a repulsão entre os fios diminui. Um exemplo é o cloreto de distearildimônio:

                                     CH3            
                                      │
H3C─ (CH2)16 ─ CH2 ─ N ─ CH2 ─ (CH2)16 ─ CH3(aq)             Cℓ-(aq)
                                      │                                                      ânion inorgânico
                                      CH3            
cátion orgânico (que atua como tensoativo)

Os principais tensoativos catiônicos utilizados são os sais de amônio quaternário, que possuem grande afinidade com a queratina do cabelo, o que torna mais difícil removê-los. É graças a isso que quando enxaguamos os cabelos que contêm condicionador, eles adquirem um aspecto pesado. Além disso, é por causa dessa grande afinidade com a queratina que o condicionador proporciona maciez e brilho aos fios.

O condicionador diminui a eletricidade estática dos fios, facilitando o seu desembaraçar

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Descolorir os cabelos com água oxigenada

Descubra por que a água oxigenada consegue descolorir o cabelo e por que o uso indiscriminado de produtos para tal finalidade pode causar sérios danos aos cabelos.

Química dos Sabões e Detergentes

Entenda por que os sabões e detergentes conseguem remover a gordura e por que eles são denominados agentes tensoativos ou surfactantes.

Sais Orgânicos Derivados de Ácidos Carboxílicos

Os sais orgânicos são originários da substituição do hidrogênio do grupo carboxila de um ácido carboxílico por um cátion de um metal ou amônio.

Tensão Superficial da Água

A tensão superficial da água é uma propriedade muito importante que atua em benefício da vida. Saiba do que se trata e como ela realiza essa função.

Uso de vinagre nos cabelos

Veja se o uso de vinagre nos cabelos traz benefícios, qual vinagre é recomendado e quais as precauções que devem ser tomadas.

Xampus que não ardem nos olhos

Descubra como os xampus que não ardem os olhos funcionam e quais são seus componentes!

Álcoois graxos

Conheça o grupo de compostos bioquímicos conhecido como álcoois graxos, muito usados como tensoativos e emulsificantes.