Princípio de Le Chatelier e Variação da Concentração

O químico francês Henry Louis Le Chatelier (1850-1936) estudou os equilíbrios químicos.
O químico francês Henry Louis Le Chatelier (1850-1936) estudou os equilíbrios químicos.

O Princípio de Le Chatelier diz o seguinte:

“Quando um equilíbrio é alterado por um fator externo, ocorre um deslocamento no sentido que anula a alteração”.

A ação de catalizadores não provoca o deslocamento desse equilíbrio. Os fatores que fazem isto são: a variação da concentração, da pressão e da temperatura. Aqui analisaremos apenas um deles: a concentração.

Variação da concentração em um sistema em equilíbrio:

Se aumentarmos a concentração dos reagentes de uma reação em equilíbrio químico, a taxa de desenvolvimento (Td) da reação direta irá aumentar, pois o sistema irá deslocar o equilíbrio para a reação direta, procurando aumentar a quantidade de produtos.

Por exemplo, considere a reação em equilíbrio entre gás hidrogênio e gás carbônico (dióxido de carbono).


Reação entre gás hidrogênio e dióxido de carbono em equilíbrio químico.
 

Se acrescentarmos a esta reação mais gás hidrogênio (H2) ou mais dióxido de carbono (CO2), a reação se deslocará no sentido direto para produzir mais água (H2O) e monóxido de carbono (CO).

Reação deslocada no sentido direto.
 

O contrário também é verdadeiro, se adicionarmos mais monóxido de carbono ou água, a reação se deslocará no sentido inverso, para a formação de mais reagentes.

Reação deslocada no sentido inverso.

 

Falamos de acrescentar reagentes ou produtos, mas e se os retirarmos?
O mesmo ocorre, mas agora o equilíbrio será deslocado no sentido que possui menos substância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando a reação se encontra no equilíbrio químico original, microscopicamente, em nível atômico-molecular, a atividade é grande, mas não é possível ver mudança nenhuma a olho nu.

Todavia, ao se deslocar o equilíbrio em virtude da variação da concentração, nota-se que em alguns casos ocorre a mudança da coloração da solução e é possível visualizar seu deslocamento. Um exemplo é a reação demonstrada abaixo:

Reação em que ao se alterar a concentração dos reagentes ou dos produtos há alteração na cor.

Se adicionarmos alguma solução ácida ou mais reagente Fórmula do óxido de cromo., a concentração de íons H+ aumentará na solução, deslocando o equilíbrio para a direita, fazendo com que a solução assuma uma coloração alaranjada. Como já havia o íon H+ no meio, denomina-se esse fato de efeito do íon comum.
Já se acrescentarmos uma base, como o hidróxido de sódio (NaOH) ou um pouco mais do produto Fórmula de produto da reação.,  o equilíbrio será deslocado para a esquerda (reação inversa) e a cor mudará para amarelo, conforme a figura abaixo indica.

Visualização do deslocamento do equilíbrio em meio aquoso.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Constantes de equilíbrio Kc e Kp

Clique aqui, saiba o que são as constantes de equilíbrio Kc e Kp, conheça suas respectivas fórmulas e descubra como calculá-las.

Deslocamento de equilíbrio químico

Clique e conheça de que forma pressão, temperatura e concentração promovem o deslocamento de um equilíbrio químico!

Equilíbrio Iônico da Água

Veja mais aqui a respeito do equilíbrio iônico da água e do seu produto iônico ou constante de ionização (Kw), com base na sua autoionização.

Equilíbrio Químico na Previsão do Tempo

Entenda como o deslocamento do equilíbrio químico do sal de cobalto altera a sua cor e por que é usado para prever o tempo em enfeites que mostram a umidade do ar.

Estudo gráfico do equilíbrio químico

Aprenda a interpretar os gráficos usados para representar o equilíbrio químico das reações reversíveis.

Fatores que alteram o equilíbrio químico

Várias reações do cotidiano estão em equilíbrio químico, que pode ser deslocado por três fatores. Veja quais são aqui nesse texto.

Hidrólise salina

A hidrólise salina dos sais ocorre quando um dos íons provenientes de um sal dissolvido em água reage com esta.

Química do creme dental

Descubra a constituição química do creme dental e como ele consegue realizar o combate anticárie, antitártaro, antiplaca bacteriana e ainda ajuda no clareamento dos dentes.

Solução-tampão

O sangue é uma solução-tampão que mantém o pH constante. Veja mais sobre o que constitui uma solução-tampão e como ela funciona lendo este texto.

Solução-tampão no sangue humano

Conheça a mais comum solução-tampão no sangue humano e como ela consegue manter o seu pH estável mesmo com a adição de um ácido ou de uma base fortes.