Em Química Inorgânica, os sais são um grupo de compostos iônicos que em solução aquosa liberam, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Os sais inorgânicos são formados na reação de um ácido com uma base de Arrhenius.
Os sais são bastante comuns no cotidiano e nas indústrias químicas, sendo utilizados para as mais diversas aplicações. A seguir, temos os principais sais usados em nossa sociedade, suas fórmulas químicas, nomes e aplicações:
- Cloreto de Sódio
- Fórmula química:NaCl;
-Nome usual: Sal de cozinha;
- Principais aplicações: Tempero de comidas; conservação de carnes, de pescados e de peles; está presente no soro caseiro e no soro fisiológico; além de ser usado como matéria-prima na produção de soda cáustica (NaOH), de gás cloro (Cl2) e de gás hidrogênio (H2) por meio de sua eletrólise em meio aquoso.
- Fluoreto de Sódio
- Fórmula química: NaF;
-Nome usual:Não possui. Apesar de muitas vezes ser chamado apenas de “flúor” nas embalagens dos cremes dentais, entretanto, essa designação é incorreta;
- Principais aplicações:É usado em cremes dentais, pois previne as cáries nos dentes.
- Nitrato de Sódio:
- Fórmula química: NaNO3;
-Nome usual: Salitre do Chile (porque é encontrado em grandes depósitos naturais nos desertos do Chile);
- Principais aplicações: É usado na fabricação de nitrato de potássio e serve como matéria-prima na produção de pólvora negra, usada como explosivo; é utilizado também nas indústrias de fertilizantes e como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
- Carbonato de Sódio:
- Fórmula química: Na2CO3;
-Nome usual: Barrilha ou soda;
- Principais aplicações: Usado em tratamento de águas de piscina; na fabricação de vários produtos como sabões, remédios, corantes, papeis e, principalmente, na produção de vidro, juntamente com o carbonato de cálcio do calcário e com a sílica da areia.
barrilha+ calcário + areia → vidro comum + gás carbônico
Na2CO3+ CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico
x Na2CO3+ y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2
- Carbonato Ácido de Sódio ou Hidrogenocarbonato de Sódio
- Fórmula química: NaHCO3;
-Nome usual: Bicarbonato de sódio;
- Principais aplicações: É usado como fermento de bolos e pães, em extintores de incêndio de espuma, em talcos desodorantes e em antiácidos estomacais.
- Carbonato de Cálcio:
- Fórmula química: CaCO3;
-Nome usual: Calcário ou mármore;
- Principais aplicações: Conforme já mencionado, ele é uma das matérias-primas da produção de vidro; é usado também na produção de cimento juntamente à argila e areia; na fabricação de pias, estátuas, pisos e escadarias; na agricultura, para reduzir a acidez do solo; é utilizado, ainda, na produção de cal virgem; além de compor as estalactites e estalagmites que existem em muitas cavernas, recifes de corais e carapaças de muitos animais marinhos.
- Sulfato de Cálcio:
- Fórmula química: CaSO4;
-Nome usual: Sua forma hidratada é conhecida como gipsita;
- Principais aplicações: é usado na fabricação do giz escolar e do gesso usado na Medicina para imobilização; na construção civil; na produção de moldes dentários e em certos tipos de tintas.
- Sulfato de Magnésio:
- Fórmula química: MgSO4;
-Nome usual: Sal amargo ou sal de Epsom;
- Principais aplicações: Possui ação laxativa e é usado para massagens e banhos relaxantes.
- Fosfato de Cálcio:
- Fórmula química: Ca3(PO4)3;
-Nome usual: Não possui;
- Principais aplicações: É encontrado na crosta terrestre e nos ossos dos animais. Por meio da calcinação desses ossos, obtém-se a “farinha de osso”. Além de ser utilizado também na produção de fertilizantes fosfatados.
- Hipoclorito de sódio:
- Fórmula química: NaClO;
-Nome usual: Nomes comerciais de alvejantes, geralmente com o nome de cloro;
- Principais aplicações: É usado principalmente como alvejante, branqueador de tecidos e papeis; tem ação bactericida, sendo usado na limpeza de casas, hospitais, alimentos (como verduras e legumes) e no tratamento de águas para consumo e de piscinas.
- Nitrato de amônio:
- Fórmula química: NH4NO3;
-Nome usual: Não possui;
- Principais aplicações: Como fertilizante e explosivo, inclusive foi usado juntamente ao óleo combustível no ataque terrorista aos edifícios do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.
O ataque contra o World Trade Center usou nitrato de amônio*
* Direitos autorais da imagem: Dan Howell e Shutterstock.com