Conforme visto no texto “Poliuretano” esse polímero de rearranjo é utilizado para as mais diversas finalidades, principalmente em materiais que contenham espumas, como colchões, travesseiros, espuma para isolamento acústico e térmico, etc.
É curioso seu uso pelas empresas cinematográficas na produção de peles de monstros, animais, entre outros personagens dos filmes. E é também utilizado na medicina como cimento ósseo para implantes de próteses e reparador de perdas ósseas.
Mas, uma aplicação do poliuretano que tem ganhado grande ênfase e que contribui para o planejamento familiar e impedido bactérias e vírus sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, é na confecção de preservativos (camisinhas).
Uma fábrica em Cambridge, na Inglaterra, lançou um preservativo feito de PU, chamado de Avanti, que fez o maior sucesso. Os testes mostraram que a maioria dos usuários (80%) prefere esse tipo de preservativo, principalmente devido ao aumento da sensibilidade.
Outras características que o fazem melhor que a camisinha feita de látex é que ele é duas vezes mais forte, de modo que pode ser muito mais fino, transparente e levemente maior.
Ele é leve dessa forma porque sua constituição é de 95% gás. O poliuretano é formado a partir de uma reação de polimerização entre moléculas que tem um grupo álcool com outras que tem grupos isocianato. À medida que a molécula se mistura, uma forte ligação química se forma liberando calor, e a adição de líquido volátil faz com que bolhas de gás se formem no plástico.