O polimetilmetacrilato (PMMA) é um polímero de adição formado pela união sucessiva de muitas unidades de moléculas de metacrilato de metila, conforme mostrado abaixo:
Nessa reação, obtém-se uma massa pastosa que é então derramada sobre um molde onde a polimerização irá terminar. O resultado é um plástico transparente e cristalino, semelhante ao aspecto do vidro, porém com algumas vantagens sobre ele, tais como maior leveza (densidade aproximada de 1,18g/cm3), maior resistência ao impacto, além de os acrílicos também poderem ser serrados, o que não pode ocorrer com o vidro.
O PMMA é mais conhecido por acrílico ou plexiglass (ou ainda por lercite) e sua massa molar média varia entre 500 000 g/mol e 1 000 000 g/mol.
O acrílico é um dos polímeros plásticos mais modernos e com maior qualidade do mercado, pois apresenta alta resistência a agentes atmosféricos, à radiação UV (proteção natural de 98%), ao ataque de produtos químicos, à tensão, ao impacto e ao risco.
Ele é amplamente utilizado em lentes de contato, painéis transparentes, como os usados para pendurar cestas de basquete, bem como outros painéis decorativos e estruturais, para recobrir os faróis dos carros, em sistemas de vidros de automóveis, pisos iluminados translúcidos, globos para lâmpadas, óculos e anúncios luminosos (letreiros).
Esse polímero pode ser reciclado, sendo que nos produtos feitos de acrílico aparece o símbolo de material plástico reciclável com o número 7 no centro.
* Crédito editorial da imagem: AlexussK/ Shutterstock.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química