Poliestireno

O isopor é resultado da expansão das moléculas de poliestireno com gases
O isopor é resultado da expansão das moléculas de poliestireno com gases

O poliestireno é um polímero de adição que, conforme o próprio nome indica, é formado por sucessivas adições do monômero estireno, mais conhecido como vinilbenzeno.

Reação de polimerização para obtenção de molécula de poliestireno

O poliestireno é usado na fabricação de objetos rígidos, transparentes e moldáveis, como pratos, copos, xícaras, seringas, materiais de laboratório, painéis de automóveis, embalagens, etc.

Produtos feitos com polímero poliestireno

É um polímero versátil, porque também pode dar origem ao isopor, que é extremamente leve e é utilizado como isolante térmico, acústico e elétrico. Isso é feito no momento de sua reação de polimerização, descrita acima, onde, por meio de uma injeção de gases no sistema a quente, o poliestireno sofre uma expansão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sua sigla é PS e sua identificação em processos de reciclagem é dada pelo símbolo em que o número 6 está rodeado por setas, conforme mostrado abaixo:

Símbolo de reciclagem do poliestireno em isopor

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!