Os polímeros de condensação ou de eliminação são aqueles formados a partir de uma reação de condensação entre moléculas de substâncias que podem ser iguais ou diferentes, ocorrendo simultaneamente a saída de uma molécula pequena que não fará parte do polímero.
Um exemplo de polímero de condensação utilizado em nosso dia a dia é o policarbonato (PC), um material transparente semelhante ao vidro, porém altamente resistente ao impacto. Ele é formado pelo fosgênio (COCl2) e pelo p-isopropilenodifenol (bisfenol A) e a molécula que é liberada é a do gás cloreto (HCl). Observe como se dá a sua reação de obtenção:
Em razão da sua alta transparência e da sua resistência mecânica, esses plásticos são usados na fabricação de visores de capacetes para motociclistas, em coberturas transparentes, nas janelas de aviões, em lentes de óculos de sol, em vidros à prova de bala, em bases para CDs, em equipamentos de raios X, em tubos de centrífugas, em janelas de segurança, etc.
Uma vantagem que o policarbonato apresenta é que ele pode ser curvado durante a colocação, como mostra o exemplo da cobertura abaixo: