O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos e pequenas quantidades de compostos de nitrogênio, oxigênio e enxofre. Sua aparência é de um líquido oleoso, de cor que varia entre o preto e o castanho escuro, além de ser viscoso.
É praticamente impossível encontrar um petróleo que tenha exatamente a mesma composição química que outro, por isso, a densidade e a viscosidade dos petróleos variam. Saber a densidade do petróleo descoberto é importante, pois disso dependerão as tecnologias que serão empregadas na sua extração.
A fim de determinar a densidade relativa do petróleo e seus derivados, criou-se a escala hidrométrica do grau API, que é chamada assim por ter sido criada pelo American Petroleum Institute (API). Quanto menor é o grau API, maior é a densidade do líquido e mais difícil é a sua extração. O petróleo mais denso é chamado de petróleo extrapesado e seu grau ºAPI é menor que 10. O petróleo pesado possui grau API inferior a 20.
O petróleo extrapesado é bastante viscoso
A extração de um petróleo leve ( ºAPI maior que 30) já não é fácil, porque ele está impregnado em rochas porosas que ficam em camadas geológicas sedimentares, situadas em profundidades muito grandes e, na maioria das vezes, abaixo do fundo do mar. A extração do petróleo extrapesado é ainda mais trabalhosa, pois o seu escoamento é mais difícil. Para se ter uma ideia, o petróleo extrapesado é duzentas vezes mais viscoso que a água.
O petróleo extrapesado também possui alto peso molecular, pois é geralmente formado por hidrocarbonetos de cadeia longa, maiores que o pentano (H3C─ CH2─ CH2─ CH2─ CH3).
Assim, para extraí-lo, é necessário usar bombas de sucção especiais (altamente potentes). Depois de obtido, ele é aquecido a 140ºC e recebe a adição de um líquido antiespumante, que faz com que ele fique menos viscoso e acaba com as bolhas de gás, permitindo que ele seja processado.
O petróleo pesado é encontrado no Brasil em campos marítimos e terrestres. Uma jazida com altas concentrações do petróleo extrapesado que se destaca é a Bacia de Siri, onde há um navio-plataforma. Ela está localizada na cidade de Rio das Ostras, no campo de Badejo, na bacia de Campos, Rio de Janeiro. A Jazida de Siri fica em alto-mar a 80 quilômetros da costa e entre 900 e 1100 metros de profundidade. A Petrobras prevê que até 2016 sejam perfurados 26 poços.
Apesar de essa jazida ser conhecida desde 1975, antes não havia tecnologias que tornassem a sua extração economicamente viável. Por isso, a sua inauguração só ocorreu em 2008.
Depois de refinado, esse petróleo dá origem às seguintes frações:
* 51,5% de resíduos (asfáltico, etc.): Usados em pavimentação de ruas e calçadas, vedação, impermeabilização, adesivos em laminados elétricos e revestimentos antioxidantes;
*22,9% diesel: Usado como combustível de ônibus e caminhões;
*17,6% óleos lubrificantes: Lubrificantes de máquinas e motores;
*8% nafta e querosene: A nafta é utilizada como solvente e matéria-prima na indústria petroquímica, e o querosene é usado em iluminação, como solvente, como combustível doméstico e como combustível de aviões.
Frações de petróleo extrapesado sendo usadas no cotidiano