Óxidos neutros

O monóxido de carbono é um óxido neutro, apesar de ser tóxico.
O monóxido de carbono é um óxido neutro, apesar de ser tóxico.

Os óxidos neutros são também denominados óxidos indiferentes e inertes, pois não reagem com a água. Portanto, não formam nem ácidos nem bases.

Esses compostos apresentam características covalentes, isto é, são moleculares, sendo formados por ametais, que não reagem com a água, mas também não reagem com ácidos nem com bases.

Existem poucos óxidos nessa classe, mas os exemplos mais importantes estão listados a seguir:

N2O: Monóxido de dinitrogênio ou óxido nitroso:

Esse composto é conhecido como nitro e é usado em cilindros de NOS (Nitrous Oxide Systems) para aumentar a potência de automóveis. O uso desse composto apresenta também algumas desvantagens, como a poluição do meio ambiente e a intensificação do efeito estufa.

Cilindro de NOS que contém óxido nitroso para aumentar o desempenho de automóveis.
Cilindro de NOS que contém óxido nitroso para aumentar o desempenho de automóveis.

Ele também é conhecido como “gás hilariante”, pois é capaz de estimular a contração dos músculos e provocar “risos” e a sensação de alegria e euforia. Em 1799, foi proposto pelo químico inglês Sir Humphry Davy (1778-1829) para ser usado como anestésico. Hoje em dia, em alguns países, ele ainda é usado assim por médicos e dentistas, porém pode causar asfixia.

CO: Monóxido de carbono

Esse óxido é um gás incolor, inodoro e extremamente tóxico, podendo causar dor de cabeça, problemas de visão e redução da capacidade de trabalho. Além disso, pode deixar a pessoa inconsciente e causar a sua morte se for inalado em grande quantidade. Ele é altamente perigoso porque tem a capacidade de se ligar à hemoglobina do sangue e impedir que ela transporte oxigênio durante o processo de respiração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ele é produzido pela queima ou combustão incompleta de materiais que contêm carbono, como carvão, madeira, papel, gasolina e outros combustíveis. O fumo passivo, o tabagismo ativo, a exposição a esse gás em locais de trabalho e a poluição atmosférica expõem a pessoa a esse óxido.

Ele é usado em siderúrgicas para reduzir o óxido de ferro III em ferro metálico:

Fe2O3(l) + CO(g) → 2 Fe (l) + 3 CO2(g)

Produz o metanol ao reagir com hidrogênio gasoso.

CO(g) + 2 H2 → CH3OH(l)

Esse gás também polui o meio ambiente ao reagir com o oxigênio em reações de oxirredução e ao formar o gás carbônico:

2 CO(g) +  O2(g) → 2 CO2(g)

NO: Monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico

Esse composto pode ser formado durante as tempestades, em que os raios fornecem energia para a reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, presentes no ar atmosférico:

N2(g) + O2(g) → 2 NO(g)

 

Esse óxido é considerado poluente atmosférico, pois pode produzir outros óxidos de nitrogênio (NOX), que reagem com a água, formando ácidos. Assim, ele contribui para a chuva ácida.

Portanto, na atmosfera podem ocorrer as seguintes reações:

2 NO + O2 → 2 NO2
2 NO2 + H2O → HNO2 + HNO3
HNO2 + O2 → 2 HNO3

O ácido nítrico formado (HNO3) é o segundo maior causador de estragos da chuva ácida; ficando atrás somente do ácido sulfúrico. 

O óxido de nitrogênio, um óxido neutro, é formado na atmosfera, durante tempestades com raios.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Carbetos

Conheça os tipos, as classificações, as propriedades, as regras de nomenclatura, as reações químicas e as aplicações dos carbetos.

Classificação dos óxidos

Conheça a classificação dos óxidos em função do comportamento na presença de outros elementos.

Monóxido de carbono

Conheça a constituição, as fontes de obtenção, o perigo de intoxicação e as aplicações do monóxido de carbono pela indústria química.

Monóxido de carbono em cozinhas

O monóxido de carbono em cozinhas é liberado na queima incompleta do gás de cozinha, sua inalação pode trazer riscos à saúde. Confira!

Nomenclatura dos Óxidos

As regras de nomenclatura dos óxidos estabelecidas pela IUPAC levam em consideração se estes são óxidos iônicos ou moleculares.

Principais óxidos

Descubra quais são os óxidos mais usados em nosso cotidiano, suas propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações.

Óxidos

Substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico.

Óxidos anfóteros

Clique e conheça os óxidos anfóteros, importante grupo de substâncias inorgânicas, e aprenda quais são as características e os elementos que os formam.

Óxidos básicos

Os óxidos básicos estão presentes na cal, nas plantas e nas cinzas de madeira e cigarros. Aprenda mais sobre esses compostos lendo este texto.