Oxidação do metanol

A oxidação do metanol é diferente porque ele é o único álcool que possui três hidrogênios
A oxidação do metanol é diferente porque ele é o único álcool que possui três hidrogênios

A oxidação dos álcoois depende de quantos hidrogênios estarão ligados ao carbono ligado à hidroxila (─ OH). Visto que esse carbono está ligado diretamente ao oxigênio, que é um elemento bastante eletronegativo, ele adquire um caráter positivo, sendo o local em que ocorrerá a oxidação.

Um álcool primário possui dois hidrogênios, tendo dois lugares que poderão ser atacados por um oxigênio nascente. Por isso, na oxidação de todo álcool primário, origina-se primeiramente um aldeído, que pode ser oxidado novamente e originar um ácido carboxílico.

Um álcool secundário possui apenas um hidrogênio, tendo apenas um lugar para ser atacado por um oxigênio nascente e, consequentemente, origina apenas um produto, que é uma cetona.

Os álcoois terciários, por sua vez, não possuem hidrogênios ligados ao carbono do grupo funcional e, assim, não sofrem oxidação.

Produtos da oxidação dos álcoois

Mas, em se tratando do metanol (H3C─OH), ele é um álcool diferente de todos os outros, pois ele é o único que possui três possibilidades de oxidação, já que ele tem três hidrogênios ligados ao carbono da hidroxila. Dessa forma, o metanol possui três pontos na molécula que podem ser atacados por um oxigênio nascente:

Pontos que podem sofrer oxidação na molécula do metanol

A oxidação do metanol gera como produtos finais gás carbônico e água. Mas, para entendermos como se chega a esses produtos, vamos dividir essa reação em quatro etapas. Primeiramente, o metanol é atacado em apenas um ponto de sua molécula, originando um aldeído, que é o metanal:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Oxidação do metanol a metanal

Visto que os agentes oxidantes usados para transformar o álcool em aldeído são mais fortes que os usados para transformar um aldeído num ácido carboxílico, torna-se difícil interromper a oxidação do aldeído produzido. Isso significa que o metanal obtido continuará a reação, sendo oxidado por outro oxigênio nascente presente no meio, originando o ácido metanoico:

Oxidação do metanal a ácido metanoico

O ácido metanoico ainda possui um carbono com ligação com hidrogênio, por isso, a oxidação pode continuar, originando o ácido carbônico (H2CO3):

Oxidação do ácido metanoico a ácido carbônico

Numa quarta e última etapa, o ácido carbônico se decompõe, porque visto que ele possui dois grupos hidroxila ligados ao mesmo carbono (diol gêmino), ele se torna muito instável.  Desse modo, ele origina o gás carbônico e água:

Decomposição do ácido carbônico em gás carbônico e água

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Escova Progressiva com Formol

Conheça a constituição do formol, por que o seu uso em escovas progressivas é proibido pela ANVISA e quais são os perigos desse procedimento.

Metanol

Conheça mais sobre a estrutura química do metanol, ou álcool metílico, suas propriedades, aplicações e formas de obtenção.

Nomenclatura dos álcoois

Aprenda a realizar a nomenclatura dos álcoois com ou sem a presença de ramificações e insaturações.

Oxidação branda

Saiba mais sobre a oxidação branda de alcenos e alcinos, bem como sobre o teste de Bayer usado para diferenciá-los.

Oxidação energética de alcenos

Estude sobre reações orgânicas de oxidação energética de alcenos por meio deste texto.

Ozonólise de alcenos

Entenda melhor sobre como ocorrem as reações orgânicas de ozonólise ou oxidação dos alcenos pelo ozônio seguida de hidratação.

Princípio Químico do Bafômetro

Entenda como funciona o bafômetro, incluindo o bafômetro descartável e os dispositivos usados pela polícia.

Reações Orgânicas de Adição

Conheça as principais reações de adição (hidrogenação, halogenação, hidratação e adição de halogenidretos) e veja exemplos de cada uma.

Reações de desidratação de álcoois

Entenda como ocorrem as reações de desidratação de álcoois, tanto a intramolecular quanto a intermolecular.

Reações de oxidação com alcoóis

Aprenda como ocorre a reação de oxidação com alcoóis e conheça os mecanismos desse tipo de processo orgânico e os produtos que podem ser formados nele.

Tipos de Reações Orgânicas

Conheça os tipos mais comuns de reações orgânicas: as reações de substituição, de adição e de eliminação.

Álcoois

Clique aqui e conheça quais são os principais álcoois e como eles são classificados!