Oxidação branda

A oxidação branda de alcenos e alcinos é feita com uma solução de permanganato de potássio em meio neutro ou básico a frio, ou com o ar e ação de catalisadores.

Teste de Baeyer em alceno e ciclano
Teste de Baeyer em alceno e ciclano

As reações de oxidação são aquelas em que o Nox (Número de oxidação) do elemento aumenta, significando que ele perdeu elétrons (oxidou). No caso dos compostos orgânicos, o Nox do carbono aumenta e pode atingir o seu valor máximo, que é igual a +4.

Mas existem reações de oxidação que ocorrem com alcenos e alcinos que não são tão energéticas assim, pois o carbono sofre uma variação em seu Nox menor. Essa é a oxidação branda.

A oxidação branda pode ocorrer de duas formas principais. A primeira delas, que é a mais realizada em laboratório, consiste em submeter o alceno ou o alcino à presença de uma solução aquosa de permanganato de potássio (KMnO4) em meio neutro ou ligeiramente alcalino (básico – OH1-), a frio.

O permanganato decompõe-se, gerando o oxigênio:

2 KMnO4 + H2O → 2 KOH + 2 MnO2 + 3 [O]

Esse oxigênio e a água do meio reagem com os alcenos e produzem glicóis vicinais, ou seja, diálcoois ou dióis com os grupos OH ligados a carbonos vizinhos. Veja um exemplo a seguir em que a oxidação branda do eteno produz o etilenoglicol (etan-1,2-diol), uma substância muito usada em países frios como anticongelante em radiadores de automóveis e na fabricação de fibras têxteis do tipo poliéster.

H2C ═ CH2 + [O] + H2O → H2C ─ CH2
                                             │    │
                                            OH  OH

Nesse caso, o Nox dos carbonos do eteno passou de -2 para -1.

Os alcenos formam compostos isômeros com os cicloalcanos. Por exemplo, o ciclo propano e o propeno mostrados respectivamente a seguir possuem a mesma fórmula molecular (C3H6):

H2C ─ CH2              H3C ─ HC ═ CH2
      \   /
      ​
CH2

Essa reação de oxidação branda dos alcenos serve para diferenciá-los dos ciclanos. Isso porque, em contato com os alcenos, a solução de permanganato, chamada de reagente de Baeyer, forma um precipitado castanho, conforme mostrado na primeira reação, que é o óxido de manganês IV (MnO2). Já em contato com os ciclanos, não há reação, e o permanganato de potássio permanece na cor violeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adolf von Baeyer
Adolf von Baeyer

Esse método de diferenciação entre alcenos e ciclanos é chamado de teste de Baeyer, em homenagem ao químico alemão Adolf von Baeyer.

Agora no caso da oxidação branda dos alcinos, o produto obtido é uma dicetona:

H3C ─ C ≡ C ─ CH3 + 2 [O] → H3C ─ C ─ C ─ CH3
                                                        ║    ║
                                                        O    O

Nesse exemplo, o Nox dos carbonos da insaturação passou de zero para +2.

Outro método de oxidação branda que ocorre com hidrocarbonetos insaturados é na presença do oxigênio do ar e catalisadores. Forma-se primeiro um óxido de alceno que, posteriormente, passa por uma hidrólise (reação com água) e forma o diol vicinal:

H2C ═ CH2 + ½ O2 → H2C ─ CH2
                                       \   /
                                        O

H2C ─ CH2 + H2O → H2C ─ CH2
      \   /                         │    │
       O                          OH OH

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Alcenos

Os alcenos possuem uma dupla ligação entre dois átomos de carbono.

Alcinos

Os alcinos são hidrocarbonetos com grande aplicação no mercado. Confira!

Oxidação branda de alcinos

Entenda a oxidação branda de alcinos e aprenda a montar suas equações e a determinar os produtos que podem ser formados nesse tipo de reação.

Oxidação branda em alcenos

Aprenda como ocorre a oxidação branda em alcenos e a construir as equações que representam esse processo!

Oxidação do metanol

Veja por que a oxidação do metanol é diferente de todas as outras oxidações dos álcoois, saiba quais são os produtos obtidos e quais são as etapas dessa reação.

Oxidação dos Álcoois Primários

Entenda como ocorre a oxidação dos álcoois primários, quais reagentes são utilizados, como ela ocorre na forma branda e na energética, e quais são os produtos formados.

Oxidação dos Álcoois Secundários

Entenda qual é o mecanismo das reações de oxidação dos álcoois secundários.

Oxidação e Redução

Entenda o que é oxidação e redução, quais são as ocasiões em que elas ocorrem e veja exemplos do cotidiano de reações de oxidorredução.

Oxidação energética de alcenos

Estude sobre reações orgânicas de oxidação energética de alcenos por meio deste texto.

Oxidação energética em aromáticos

Clique e entenda como ocorrem as reações de oxidação energética em aromáticos e quais são os produtos formados nesses processos.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Poliésteres

Os poliésteres são muito utilizados na indústria têxtil e na fabricação do polímero PET de garrafas de refrigerante. Veja a estrutura desse polímero e entenda por que ele é tão versátil.

Reações de oxirredução

Saiba o que caracteriza uma reação como sendo de oxirredução e qual é o significado dos conceitos envolvidos, tais como oxidação e redução.