Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura o grupo funcional carboxila, mostrado abaixo:
Grupo funcional característico dos ácidos carboxílicos.
Um aspecto característico dos ácidos carboxílicos é seu forte odor. Os ácidos que apresentam de 1 a 3 carbonos apresentam um cheiro que vai de forte a irritante; já os ácidos com 4 a 10 carbonos possuem um odor extremamente desagradável, com cheiros rançosos e pungentes. Acima disso, eles são praticamente inodoros, porque são sólidos e pouco voláteis.
Abaixo temos alguns exemplos desses ácidos carboxílicos exalados por alguns alimentos e animais:
Exemplos de ácidos carboxílicos que possuem odor desagradável ou irritante.
Outro fator interessante é que o próprio ser humano elimina por meio da transpiração substâncias orgânicas que são decompostas por bactérias da nossa pele em compostos de odor desagradável. Visto que o metabolismo varia de pessoa para pessoa, esses compostos excretados apresentam pequenas alterações, porém costumam ser ácidos carboxílicos de baixa massa molar, como o exemplo a seguir:
CH3 ─ CH2─ CH2─ C ═ CH ─ COOH
│
CH3
Ácido 3- metil-2-hexenoico
Visto que os cães costumam ter o faro bem apurado, eles conseguem identificar as pessoas e seus pertences por meio do cheiro que cada um apresenta, ou seja, através dos ácidos carboxílicos que cada um produz.
Os cães farejadores reconhecem as pessoas e seus pertences pelo cheiro dos ácidos carboxílicos excretados pelo corpo.