No dia 04 de janeiro de 2016, fomos surpreendidos com a notícia de que a Tabela Periódica ganhou quatro novos elementos químicos. São eles:
Sigla do elemento Unúntrio / Ununtrium
O Unúntrio possui em seu núcleo 113 prótons (número atômico igual a 113) e propriedades semelhantes às do elemento Tálio (Tl). Pertence à família IIIA (família do Boro) e tem como distribuição eletrônica em camadas:
K- 2 L- 8 M- 18 N- 32 O- 32 P- 18 Q- 3
O 7p1 é o seu subnível mais externo e de maior energia.
Sigla do elemento Ununpêntio / Ununpentium
Possui em seu núcleo 115 prótons (número atômico igual a 115) e propriedades semelhantes às do elemento Bismuto (Bi). Pertence à família VA (família do Nitrogênio) e tem como distribuição eletrônica em camadas:
K- 2 L- 8 M- 18 N- 32 O- 32 P- 18 Q- 5
O 7p3 é seu subnível mais externo e de maior energia.
Sigla do elemento Ununséptio / Ununpentium
Possui em seu núcleo 117 prótons (número atômico igual a 117) e propriedades semelhantes às do elemento Astato (At). Pertence à família IIIA (família dos Halogênios) e tem como distribuição eletrônica em camadas:
K- 2 L- 8 M- 18 N- 32 O- 32 P- 18 Q- 7
7p5 é seu subnível mais externo e de maior energia.
Sigla do elemento Ununóctio / Unonuctium
Possui em seu núcleo 118 prótons (número atômico igual a 118) e propriedades semelhantes às do elemento Radônio (Rn). Pertence à família VIIIA (família dos Gases Nobres) e tem como distribuição eletrônica em camadas:
K- 2 L- 8 M- 18 N- 32 O- 32 P- 18 Q- 8
7p6 é seu subnível mais externo e de maior energia.
Todos esses novos elementos pertencem ao sétimo período da Tabela Periódica e, por serem sintéticos (feitos em laboratório) e apresentarem número atômico superior a 92, são denominados de transurânicos.
Outra característica importante é a de que todo elemento químico cujo número atômico é maior do que 84 apresenta núcleo instável (radioativo). Assim sendo, todos os quatro novos elementos da Tabela Periódica são radioativos.
Outro fato que deve ser levado em consideração é que esses quatro novos elementos não foram descobertos agora ou mesmo em 2015. Eles foram posicionados na Tabela apenas recentemente porque só agora a IUPAC reconheceu a forma de sintetizar esses materiais. Veja a data de descoberta de cada um:
-
Unúntrio- Descoberto em 2003 por um trabalho em conjunto de russos (do laboratório de Dubna) e norte-americanos do laboratório de Livermore. A confirmação da descoberta ocorreu por cientistas japoneses em 2012.
-
Ununpêntio- Descoberto em 2004 por um trabalho em conjunto de russos (do laboratório de Dubna) e norte-americanos do laboratório de Livermore. A confirmação da descoberta ocorreu por cientistas suecos em 2013.
-
Ununséptio- Descoberto em 2010 por uma equipe formada por cientistas russos e norte-americanos no laboratório denominado de Flerov, na Rússia.
-
Ununóctio- Inicialmente descoberto em 1999, mas a confirmação só ocorreu em 2006 pelo trabalho em conjunto do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, e do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear de Dubna, na Rússia.
Videoaula relacionada: