Neutralização parcial

Neutralização parcial é uma reação química que ocorre entre um sal e uma base, formando sempre água, um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado.

O bicarbonato de sódio é um sal hidrogenado que pode ser obtido por neutralização parcial
O bicarbonato de sódio é um sal hidrogenado que pode ser obtido por neutralização parcial

Neutralização é a reação química entre um ácido e uma base em que ocorre a produção de um sal simples (apresenta um cátion e um ânion) e água. A neutralização parcial segue o mesmo principio, mas o sal formado pode apresentar uma classificação diferente, podendo ser um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado.

Sal hidrogenado é aquele que apresenta Hidrogênio (cátion, H+) na composição da sua estrutura, que é representado no centro da fórmula do sal (YHX). Já o sal hidroxilado é aquele que apresenta hidroxila (ânion OH-) na composição da sua estrutura, que é representada também no centro da fórmula do sal (YOHX).

Veja as equações gerais que podem representar uma neutralização parcial:
 

HX + YOH → YHX + H2O

ou

HX + YOH → YOHX + H2O

Na neutralização, um hidrogênio ionizável do ácido interage com uma hidroxila da base, formando a água. O sal é originado pela interação do cátion (Y) da base com o ânion (X) do ácido. Para determinar se o sal formado será hidrogenado ou hidroxilado, devemos levar em consideração a relação entre a quantidade de Hidrogênios do ácido e de Hidroxilas da base. Acompanhe as possíveis situações:

  • 1a Situação: Ácido com mais Hidrogênios em relação à quantidade de hidroxilas

Se o ácido apresenta dois hidrogênios (H2Z) e a base apresenta uma hidroxila (WOH), temos, portanto, uma quantidade maior de hidrogênios. Assim, um dos hidrogênios do ácido interage com a hidroxila da base, formando a água. Já o hidrogênio que sobra no ácido interage com o cátion da base e com o ânion. Logo, o sal formado é hidrogenado (WHZ):

1 H2Z + 1 WOH → 1 WHS + 1 H2O

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 2a Situação: Ácido com menos hidrogênios em relação à quantidade de hidroxilas

Se o ácido apresenta um hidrogênio (HX) e a base apresenta três hidroxilas [Y(OH)3], temos, portanto, uma quantidade maior de hidroxilas. Assim, o hidrogênio do ácido interage com apenas uma hidroxila da base, formando a água. Já as duas hidroxilas que sobram na base, as quais estão ligadas ao cátion, interagem com o ânion do ácido, formando um sal hidroxilado (Y(OH)2CN):

1 HX + 1 Y(OH)3 → 1 Y(OH)2CN + 1 H2O

Acompanhe agora dois exemplos de reações de neutralização parcial:

Exemplo 1: Neutralização parcial entre o ácido bórico e o hidróxido de cálcio

1 H3BO3 + 1 Ca(OH)2 → 1 CaHBO3 + 2 H2O

O ácido apresenta três hidrogênios (H3BO3) e a base possui duas hidroxilas [Ca(OH)2]. Assim, há mais hidrogênios. As duas hidroxilas da base interagem com dois dos três hidrogênios do ácido, formando dois mol de água. O hidrogênio que sobra no ácido, o qual está ligado ao BO3, interage com o Ca, formando um sal hidrogenado (CaHBO3):

Exemplo 2: Neutralização parcial entre o ácido fosfórico e o hidróxido de Antimônio V

1 H3PO4 + 1 Sb(OH)5 → 1 Sb(OH)2PO4 + 3 H2O

O ácido apresenta três hidrogênios (H3PO4) e a base cinco hidroxilas [Sb(OH)5]. Os três hidrogênios do ácido interagem com três das cinco hidroxilas da base, formando três mol de água. As duas hidroxilas que sobram na base, as quais estão ligadas ao Sb, interagem com o PO4 do ácido, formando um sal hidroxilado (Sb(OH)2PO4).





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

Balanceamento de equações

Aprenda a realizar o método de balanceamento por tentativas em equações químicas.

Bases

Aprenda mais sobre as bases, suas características, classificações e nomenclaturas. Veja as principais bases e suas aplicações.

Bases mais comuns no cotidiano

Neste texto, você verá quais são as principais bases usadas no cotidiano, seus nomes comerciais, suas aplicações e formas de obtenção.

Classificação dos Sais

Neste texto é abordada a classificação dos sais inorgânicos quanto ao número de seus elementos constituintes e quanto à sua solubilidade em água.

Equações químicas

Aprenda a interpretar os símbolos quantitativos e qualitativos das equações químicas que representam as reações químicas.

Fórmulas dos sais

Aprenda a escrever corretamente as fórmulas dos sais inorgânicos, além de conferir como determinar as cargas dos íons simples e compostos.

Nomenclatura de bases

Segue-se a seguinte regra para a nomenclatura de bases: hidróxido + de + nome do cátion.

Nomenclatura de sais duplos

Aprenda neste texto as regras de nomenclatura para sais duplos em relação ao cátion e ao ânion. Clique!

Nomenclatura de ácidos

A regra de nomenclatura de ácidos é diferente para hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) e oxiácidos (contêm oxigênio).

Reações de Neutralização

A reação de neutralização ocorre quando misturamos uma solução aquosa de um ácido e de uma base, obtendo uma solução aquosa de um sal.

Sais

Conheça mais sobre os sais, suas características, propriedades, reações, nomenclatura e aplicações, bem como exercícios sobre eles.

Ácidos

Conheça alguns tipos de ácidos.

Ácidos mais importantes

Clique aqui e conheça a utilização de alguns ácidos presentes em nosso cotidiano!