Neutralização é a reação química entre um ácido e uma base em que ocorre a produção de um sal simples (apresenta um cátion e um ânion) e água. A neutralização parcial segue o mesmo principio, mas o sal formado pode apresentar uma classificação diferente, podendo ser um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado.
Sal hidrogenado é aquele que apresenta Hidrogênio (cátion, H+) na composição da sua estrutura, que é representado no centro da fórmula do sal (YHX). Já o sal hidroxilado é aquele que apresenta hidroxila (ânion OH-) na composição da sua estrutura, que é representada também no centro da fórmula do sal (YOHX).
Veja as equações gerais que podem representar uma neutralização parcial:
HX + YOH → YHX + H2O
ou
HX + YOH → YOHX + H2O
Na neutralização, um hidrogênio ionizável do ácido interage com uma hidroxila da base, formando a água. O sal é originado pela interação do cátion (Y) da base com o ânion (X) do ácido. Para determinar se o sal formado será hidrogenado ou hidroxilado, devemos levar em consideração a relação entre a quantidade de Hidrogênios do ácido e de Hidroxilas da base. Acompanhe as possíveis situações:
-
1a Situação: Ácido com mais Hidrogênios em relação à quantidade de hidroxilas
Se o ácido apresenta dois hidrogênios (H2Z) e a base apresenta uma hidroxila (WOH), temos, portanto, uma quantidade maior de hidrogênios. Assim, um dos hidrogênios do ácido interage com a hidroxila da base, formando a água. Já o hidrogênio que sobra no ácido interage com o cátion da base e com o ânion. Logo, o sal formado é hidrogenado (WHZ):
1 H2Z + 1 WOH → 1 WHS + 1 H2O
-
2a Situação: Ácido com menos hidrogênios em relação à quantidade de hidroxilas
Se o ácido apresenta um hidrogênio (HX) e a base apresenta três hidroxilas [Y(OH)3], temos, portanto, uma quantidade maior de hidroxilas. Assim, o hidrogênio do ácido interage com apenas uma hidroxila da base, formando a água. Já as duas hidroxilas que sobram na base, as quais estão ligadas ao cátion, interagem com o ânion do ácido, formando um sal hidroxilado (Y(OH)2CN):
1 HX + 1 Y(OH)3 → 1 Y(OH)2CN + 1 H2O
Acompanhe agora dois exemplos de reações de neutralização parcial:
Exemplo 1: Neutralização parcial entre o ácido bórico e o hidróxido de cálcio
1 H3BO3 + 1 Ca(OH)2 → 1 CaHBO3 + 2 H2O
O ácido apresenta três hidrogênios (H3BO3) e a base possui duas hidroxilas [Ca(OH)2]. Assim, há mais hidrogênios. As duas hidroxilas da base interagem com dois dos três hidrogênios do ácido, formando dois mol de água. O hidrogênio que sobra no ácido, o qual está ligado ao BO3, interage com o Ca, formando um sal hidrogenado (CaHBO3):
Exemplo 2: Neutralização parcial entre o ácido fosfórico e o hidróxido de Antimônio V
1 H3PO4 + 1 Sb(OH)5 → 1 Sb(OH)2PO4 + 3 H2O
O ácido apresenta três hidrogênios (H3PO4) e a base cinco hidroxilas [Sb(OH)5]. Os três hidrogênios do ácido interagem com três das cinco hidroxilas da base, formando três mol de água. As duas hidroxilas que sobram na base, as quais estão ligadas ao Sb, interagem com o PO4 do ácido, formando um sal hidroxilado (Sb(OH)2PO4).
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: