Composição química da naftalina: a naftalina, também conhecida como naftaleno, se classifica como hidrocarboneto aromático.
Fórmula molecular: C10H8.
Fórmula estrutural
Repare que a molécula é constituída por dois anéis benzênicos condensados. A naftalina faz parte do grupo dos hidrocarbonetos não ramificados juntamente com o benzeno (C6H6) e antraceno (C14H10).
Características físicas da naftalina
- Substância cristalina branca que pode ter o formato de lâminas ou esferas.
- Sólido altamente volátil que sofre sublimação, ou seja, a naftalina passa do estado sólido para o gasoso em contato com o ar.
- Possui odor característico (não muito agradável).
Utilização
Essa última característica é responsável pela propriedade inseticida. Os fortes odores exalados pela substância são capazes de eliminar qualquer micro-organismo indesejável. A naftalina é um agente químico de ação repelente e inseticida. É por isso que bolinhas de naftalina combatem a presença de traças em roupas de lã e armários fechados.
Ocorrência na natureza
A naftalina ocorre de forma natural no petróleo, mas nesse caso se apresenta em pequenas quantidades. É possível conseguir quantidades consideráveis de tal substância através da destilação do alcatrão da hulha.
Obtenção de naftalina
A indústria petroquímica obtém naftalina através de um processo denominado de reforming (modificação catalítica de hidrocarbonetos alifáticos).