Antes de tudo, é preciso definir o que é uma mistura: é formada por duas ou mais substâncias e pode se classificar em mistura homogênea ou heterogênea.
A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase e a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Daí pode surgir a dúvida: o que é fase? Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Podemos citar como exemplo de mistura homogênea, a mistura de água e álcool. Percebe-se a olho nu que esta mistura apresenta uma única fase, porém, é constituída de moléculas de H2O e de C2H6O (álcool). Outro exemplo é o ar que respiramos, é difícil acreditar, mas uma substância invisível aos nossos olhos consiste em uma mistura de nitrogênio, oxigênio e outros gases que apresentam aspecto visual homogêneo.
Vamos ver agora quais os métodos que permitem separar as misturas homogêneas:
Destilação simples: procedimento empregado na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. A mistura é aquecida até entrar em ebulição e em seguida ocorre uma condensação dos vapores do líquido, este método é usado para separar sal e água.
Destilação fracionada: método que se baseia no ponto de vaporização, usado para separar misturas homogêneas líquidas. A destilação do petróleo obedece a este método e cada componente é destilado a uma temperatura diferente.
Fusão fracionada: método que se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura, é usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos. Como cada sólido possui um ponto de fusão diferente, basta aquecer a mistura fazendo com que o sólido com ponto de fusão maior escoe, separando-se dos de ponto de fusão menores, como por exemplo, a separação de enxofre e areia que segue este método.
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: