A isomeria plana é um dos tipos de isomeria estudados na Química Orgânica e avalia as diferenças estruturais de substâncias que apresentam a mesma fórmula molecular. Os tipos de isomeria plana são:
-
Isomeria plana de função
-
Isomeria plana de posição
-
Isomeria plana de cadeia
-
Isomeria plana de metameria
-
Isomeria plana de tautomeria
Neste texto, vamos dar ênfase na isomeria plana de cadeia, isto é, quando duas ou mais substâncias apresentam a mesma fórmula molecular, mas cadeias carbônicas diferentes.
Para avaliarmos os isômeros planos de cadeia, é importante relembrar todos os aspectos relacionado com a classificação das cadeias, que são:
-
cadeia aberta (apresenta extremidades livres) ou fechada (não apresenta extremidades livres);
-
cadeia normal (possui duas extremidades livres) ou cadeia ramificada (possui três ou mais extremidades livres);
-
cadeia saturada (possui apenas ligações simples entre os carbonos) ou insaturada (possui pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre os carbonos);
-
cadeia homogênea (não apresenta heteroátomo entre os carbonos) ou heterogênea (apresenta heteroátomo entre os carbonos);
Assim, se duas ou mais fórmulas estruturais de substâncias que apresentam a mesma fórmula molecular e pertencem à mesma função química, mas possuem alguma diferença em relação a qualquer tipo de classificação de cadeias, trata-se de um isômero plano de cadeia.
Veja três exemplos de isômeros planos de cadeia:
1º) But-2-eno e ciclobutano
Podemos observar que tanto o but-2-eno quanto o ciclobutano são hidrocarbonetos e apresentam a fórmula molecular C4H8. A única diferença é que o but-2-eno apresenta cadeia aberta e o ciclobutano apresenta cadeia fechada, logo, são isômeros planos de cadeia.
2º) Hexano e 2,3-dimetil-butano
Podemos observar que tanto o hexano quanto o 2,3-dimetil-butano são hidrocarbonetos e apresentam a fórmula molecular C6H14. A única diferença é que o hexano apresenta cadeia normal e o 2,3-dimetil-butano apresenta cadeia ramificada, logo, são isômeros planos de cadeia.
3º) Etil-metilamina e Propilamina
Podemos observar que tanto a etil-metilamina quanto a propilamina são aminas e apresentam a fórmula molecular C6H14. A única diferença é que o Etil-metilamina apresenta cadeia heterogênea e a propilamina apresenta cadeia homogênea, logo, são isômeros planos de cadeia.