Na agricultura: os agricultores utilizam a química para escolher o melhor fertilizante para o preparo da terra e também quando precisam corrigir o pH do solo, quando ele está ácido eles utilizam uma base para neutralizar o pH, ou seja, diminuir sua acidez.
Na medicina: existem muitas substâncias usadas como medicamentos e os médicos precisam ter conhecimento da química para saber a composição dessas substâncias e sua ação no organismo.
Na engenharia: é preciso entender a química ao escolher materiais para a produção de equipamentos, para a construção civil e até na fabricação de alimentos.
Na cozinha: o ato de cozinhar envolve processos químicos e as donas de casa conhecem muito bem as transformações que ocorrem quando estão cozinhando um alimento. Ao prepararmos um alimento sobre o fogo, esse passa por mudanças em sua estrutura o que nos permite ingeri-lo.
A química é essencial desde os primórdios da civilização, mas digamos que ela tem passado por grandes avanços tecnológicos nos últimos anos. O que seria da agricultura sem o conhecimento químico para produzir os fertilizantes e aumentar a produção de alimentos? A ciência, com suas descobertas na área da saúde, tem propiciado a cura para milhões de pessoas, como a quimioterapia que tem papel fundamental no tratamento do câncer.
Mas o uso indevido dessa ciência pode causar sérios danos ao meio ambiente. Com o passar dos anos, o uso indiscriminado de produtos químicos tem causado alterações perigosas, podendo colocar em risco a vida na Terra. Sendo assim, é preciso conhecer muito bem a Química para utilizá-la de maneira correta.