Hulha

A partir da hulha é obtido o alcatrão de hulha que é rico em compostos aromáticos
A partir da hulha é obtido o alcatrão de hulha que é rico em compostos aromáticos

A hulha é um tipo de carvão mineral ou carvão natural, gerado há milhões de anos, que se forma a partir da fossilização da madeira soterrada. Visto que é originado da decomposição de matéria orgânica, o carvão mineral é considerado um combustível fóssil, assim como o petróleo e o gás natural, que juntos representam mais de 75% da matriz energética mundial.

A madeira é formada basicamente por compostos formados por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Mas com o passar do tempo, ela vai eliminando água, metano e gás carbônico, enriquecendo-se em carbono. Desse modo, forma-se o carvão mineral.

Existem quatro tipos de carvões minerais formados da madeira, que são: turfa, linhito, hulha e antracito. A hulha é a segunda mais rica em carbono, apresentando uma porcentagem de 80%, ficando atrás apenas do antracito que tem uma porcentagem em carbono de 98%.

Extração de carvão mineral

A hulha geralmente é extraída (imagem acima) e passa por um processo de destilação seca na ausência de ar, obtendo-se três frações de importantes usos comerciais:

1. Fração gasosa:

1.1. Constituição:

Gás hidrogênio (H2) = 49%;
Metano (CH4) = 34%;
Monóxido de carbono (CO) = 8%.

1.2 – Aplicações:

Era usada antigamente em lampiões a gás para iluminar as ruas. Hoje é usada como combustível doméstico e industrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Fração líquida:

2.1. Constituição: Divide-se em duas partes:

- Águas amoniacais: essa parte é clara e menos densa, sendo composta de substâncias nitrogenadas, tais como aminas, hidróxido de amônio e sais de amônio;

- Alcatrão de hulha: parte escura e mais densa, sendo formada de compostos aromáticos, tais como o benzeno, o tolueno, o fenol, o naftaleno e a anilina.

2.2 – Aplicações:

- Águas amoniacais: usada na fabricação de fertilizantes agrícolas e na preparação de ácido nítrico;

- Alcatrão de hulha: essa mistura pode ser separada por meio de destilação fracionada em cinco frações: óleo leve, óleo médio, óleo pesado, óleo de antraceno e piche. Os óleos mencionados são usados na fabricação de plásticos, tintas, produtos de limpeza e medicamentos. Além disso, seus componentes podem ser separados e usados em outros processos físicos e químicos específicos. Já o piche é usado principalmente na pavimentação de ruas, na produção de metais e em impermeabilizações.

3. Fração sólida:

3.1. Constituição:

Resíduo sólido amorfo constituído de carvão coque;

3.2 – Aplicações:

Sua principal aplicação é para a obtenção de ferro e aço em siderúrgicas.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Benzenismo

O benzenismo é resultado da intoxicação prolongada por benzeno. Veja como uma pessoa pode se intoxicar com esse composto e quais são os sintomas e as consequências dessa doença.

Combustíveis Fósseis

Entenda o que é um combustível fóssil, a constituição e as principais aplicações do petróleo, gás natural e do carvão, e quais as consequências do uso desses combustíveis.

Hidrocarbonetos Aromáticos e sua Nomenclatura

Hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem em sua molécula um ou mais anéis benzênicos.

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.