Hibridização sp2

A hibridização sp2 ocorre em moléculas em que o carbono apresenta três ligações sigma e uma ligação pi, ou seja, em que ele faz duas ligações simples e uma dupla.

A molécula do formol possui geometria trigonal com um ângulo de 120º por causa da hibridização sp2 do carbono
A molécula do formol possui geometria trigonal com um ângulo de 120º por causa da hibridização sp2 do carbono

Nos textos Hibridização do carbono e Hibridização sp3 foi mostrado que a hibridização consiste na fusão de orbitais atômicos incompletos, originando novos orbitais, que são denominados de orbitais híbridos ou hibridizados.

Existem três tipos de hibridização, a sp3, a sp2 e a sp.

A hibridização sp2 ocorre quando o carbono realiza uma ligação dupla e duas ligações simples, ou seja, três ligações sigma (σ) e uma ligação pi (π).

Carbono com três ligações sigma e uma ligação pi

As três ligações sigma que esse carbono realiza são por seus orbitais hibridizados provenientes de um orbital “s” e dois orbitais “p”, daí a denominação de hibridização sp2.

 Para entendermos como ocorre a hibridização do tipo sp2, podemos tomar como exemplo o metanal, que é mais conhecido como formol. A sua molécula é a seguinte:

       O
       ?
H ? C ? H

O carbono no estado fundamental possui número atômico igual a 6, por isso ele possui seis elétrons distribuídos da seguinte forma:

Distribuição eletrônica do carbono com dois orbitais incompletos

Mas um elétron do subnível 2s recebe energia e salta para o subnível 2p, formando 4 orbitais hibridizados e permitindo que o carbono realize quatro ligações covalentes:

Formação de orbitais híbridos no carbono

No entanto, nós sabemos que o carbono da molécula de formol realiza uma ligação pi, e esse tipo de ligação ocorre somente com orbitais “p” puros. Por isso, um dos orbitais “p” do carbono é reservado para essa ligação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Processo de hibridização sp2 do carbono

Observe que restam três orbitais hibridizados (1 s e 2 p) para as ligações sigma. Desse modo, o processo de hibridização sp2 pode ser representado pelo esquema:

Processo de hibridização sp2 do carbono

Assim, na formação da molécula de formol ocorre o seguinte com os orbitais atômicos:

O orbital ligante de cada átomo de hidrogênio é o orbital s, pois esse elemento possui apenas um elétron, ficando com esse orbital incompleto, e é representado por uma esfera:

Orbital “s” do hidrogênio

Os dois orbitais atômicos ligantes do oxigênio são “p”:

Orbital p do oxigênio

Desse modo, temos que cada hidrogênio realiza uma ligação sigma com o carbono, e o oxigênio realiza uma ligação sigma e uma pi com o átomo de carbono. Veja como isso ocorre e como é classificada cada uma das ligações que se formam:

Formação da hibridização sp2 na molécula do formol






Videoaulas relacionadas:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cadeias Carbônicas

Saiba o que constitui as cadeias carbônicas e passe a entender como elas podem ser representadas nas fórmulas estrutural plana, simplificada e de traços.

Classificação do carbono

Conheça a classificação do carbono em primário, secundário, terciário e quaternário, e como saturado ou insaturado.

Compostos orgânicos: características gerais

São formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio.

Evolução das Fórmulas Estruturais do Carbono

Conheça as principais fórmulas estruturais do carbono usadas ao longo do tempo para explicar a formação dos compostos orgânicos.

Fórmulas Moleculares de Compostos Orgânicos

Entenda o que expressam as fórmulas moleculares dos compostos orgânicos e como você pode determiná-las por meio das fórmulas estrutural, simplificada e de traços.

Grafeno

Clique aqui e saiba o que é o grafeno. Entenda a sua composição estrutural. Conheça suas características e suas propriedades. Descubra para que ele serve.

Hibridização do berílio

Clique e conheça a hibridização do berílio, como ela se processa, quais orbitais atômicos estão envolvidos e outras particularidades.

Hibridização do carbono

Conheça o fenômeno da hibridização que explica por que o carbono é tetravalente, isto é, realiza quatro ligações covalentes.

Hibridização do fósforo

Clique e aprenda de que forma o elemento químico fósforo é capaz de realizar uma quantidade de ligações acima da reconhecida pela teoria do octeto.

Hibridização sp

O gás cianídrico e outras moléculas que têm ligações duplas ou triplas no carbono fazem hibridização sp. Leia este texto e entenda como isso ocorre.

Química Orgânica

Como são chamados todos os compostos que sofrem combustão?