Nos textos Hibridização do carbono, Hibridização sp3 e Hibridização sp2 , foi explicado o que é esse fenômeno da hibridização. Agora, iremos ver como ocorre a do tipo “sp”.
A hibridização do tipo sp ocorre no carbono quando ele realiza duas ligações sigma (σ) e duas ligações pi (π). Isso significa que pode ocorrer em duas situações: quando ele realiza duas ligações duplas ou quando ele realiza uma ligação simples e uma tripla:
Vamos tomar como exemplos uma molécula de gás cianídrico:
H ? C ≡ N
O hidrogênio possui apenas um elétron na camada de valência, com um orbital incompleto no subnível s; portanto, ele pode realizar uma ligação covalente. Já o nitrogênio possui três orbitais incompletos no subnível p, podendo realizar três ligações, como é mostrado abaixo:
Já o carbono, conforme mostrado nos textos mencionados no início deste texto, sofre hibridização, dando origem a quatro orbitais incompletos:
No entanto, visto que sabemos que o carbono realiza duas ligações pi e que esse tipo de ligação só ocorre entre orbitais do tipo p “puros”, dois orbitais p são reservados para essas ligações:
Observe que os dois orbitais hibridizados são provenientes de um orbital “s” e de um orbital “p”, por isso, essa hibridização é denominada de “sp”.
Desse modo, os orbitais p “puros” do carbono realizam as ligações pi com dois orbitais também do tipo “p” do nitrogênio; enquanto as ligações sigma são feitas pelos orbitais hibridizados “sp” do carbono com um orbital s do hidrogênio e um orbital p do nitrogênio.
Observe a formação da molécula do gás cianídrico abaixo, como isso afeta a sua geometria, que é linear, e quais são os tipos de ligações que se formam:
Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto: