Grau de dissociação das bases

O grau de dissociação das bases é um dado percentual calculado pela relação matemática entre o número de íons liberados e a quantidade de unidades iônicas presentes nesses compostos.

A letra grega alfa é utilizada para representar ao grau de dissociação das bases
A letra grega alfa é utilizada para representar ao grau de dissociação das bases

O grau de ionização é uma variável matemática, cuja unidade é a porcentagem (%), e indica a quantidade de íons liberados pela base durante a dissociação, ao ser adicionada à água, ou quando sofre fusão após um aquecimento.

Ao ser dissociada, uma base libera um cátion qualquer (Y+) de um elemento metálico ou o cátion amônio (NH4+) e o ânion hidróxido (OH-).

O cálculo do grau de ionização utiliza a relação da quantidade de íons liberados pela quantidade de unidades iônicas da base que existiam antes da dissociação:

Fórmula para cálculo do grau de dissociação
Fórmula para cálculo do grau de dissociação

Após fazer esse cálculo, realizamos a multiplicação do resultado por 100, para que o grau seja expresso sempre em percentagem.

Se adicionarmos, por exemplo, cerca de 500 unidades iônicas de um hidróxido qualquer [X(OH)2] e tivermos a liberação de 80 íons, qual seria o grau de ionização dessa base?

Uso da fórmula para cálculo do grau de dissociação
Uso da fórmula para cálculo do grau de dissociação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao dividir 80 íons liberados por 500 unidades iônicas, o resultado é de 0,16. Se multiplicamos esse valor por 100, teremos um resultado de 16%, o qual é o grau de dissociação dessa base.

A partir do conhecimento do grau de dissociação, podemos determinar se uma base é considerada forte (libera muitos íons) ou fraca (libera poucos íons), segundo a seguinte critério:

  • Base forte: grau de dissociação ≥ 5%;

  • Base fraca: grau de dissociação < 5%.

Assim, a base X(OH)2 pode ser considerada uma base forte, pois seu grau de dissociação é maior que 5%. A solução em que essa base está, ou o líquido formado por essa base com a fusão, apresentará as seguintes características:

  • É um meio com boa condução de eletricidade;

  • Possui uma boa quantidade de íons livres no meio;

  • Tende a apresentar um maior caráter corrosivo.

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

Bases

Aprenda mais sobre as bases, suas características, classificações e nomenclaturas. Veja as principais bases e suas aplicações.

Diferença entre Dissociação Iônica e Ionização

A diferença entre dissociação e ionização é que a dissociação separa íons que já existiam e a ionização forma novos íons.

Equações de ionização dos ácidos

Aprenda a realizar a montagem das equações de ionização dos ácidos e a determinar os ânions e hidrônios produzidos.

Força das bases

Conheça as formas de determinar a força das bases por meio da fórmula química, da nomenclatura ou do grau de dissociação iônico dessas substâncias.

Força dos ácidos

Veja como é medida a força de um ácido, como é calculado o grau de ionização e conheça exemplos de ácidos fortes, moderados e fracos.

Nomenclatura de bases

Segue-se a seguinte regra para a nomenclatura de bases: hidróxido + de + nome do cátion.

Teoria de Dissociação Iônica de Arrhenius

Conheça a Teoria de Dissociação Iônica de Arrhenius que lhe rendeu o Prêmio Nobel em 1903 e que explica porque algumas soluções conduzem eletricidade e outras não.