Flotação

Na flotação, as partículas suspensas são arrastadas por uma espuma formada por bolhas de ar
Na flotação, as partículas suspensas são arrastadas por uma espuma formada por bolhas de ar

Dentre as técnicas de separação físico-química de misturas, uma que é amplamente empregada na indústria e em processos de nosso cotidiano é a flotação. Esse método consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal, que, por sua vez, é classificada como uma mistura formada por partículas suspensas em um líquido, sendo que essas partículas possuem tamanho entre 1 e 1000 nm.

Quando olhamos a olho nu essas misturas, podemos achar que elas são homogêneas. Porém, com o microscópio fica evidente que se trata de misturas heterogêneas, cujas partículas suspensas não sedimentam por ação da gravidade, como ocorre com partículas maiores, como a areia misturada em água.

Assim, quando se introduzem bolhas de ar no coloide, as partículas em suspensão aderem a essas bolhas e são arrastadas para a superfície do líquido – justamente o oposto da sedimentação –, formando uma espuma que pode, então, ser removida da solução. Dessa forma, os componentes da mistura são separados.

A aplicação mais importante dessa técnica é feita na mineração e extração do cobre a partir da calcopirita (CuFeS2). A calcopirita é pulverizada e combinada com óleo, água e detergente. Depois de injetar ar através da mistura, o sulfeto mineral revestido de óleo é atraído pelas bolhas de ar e é arrastado para a superfície junto à espuma. O resíduo não desejado, que é denominado de ganga, deposita-se na parte inferior, como se pode ver no esquema abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Separação por flotação de minério de cobre

Outras aplicações da flotação são:

  • Recuperação de corantes em indústrias de papel;
  • Tratamento de água e esgoto;

Tanque de flotação em estação de tratamento de água

  • Despoluição de rios;
  • Separação de plásticos;
  • Separação de micro-organismos;
  • Processo de reciclagem do PET.

Essa técnica de separação muitas vezes é confundida com outras e é apresentada de forma errônea em livros e sites da internet. Por exemplo, confunde-se a flotação com a sedimentação e com o arraste de determinados materiais que possuem densidades diferentes por meio da adição de água, como areia e serragem. Mas, fique atento: na flotação, adicionam-se bolhas de ar e a mistura que será separada deve ser coloidal.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça