A filtração, de uma forma geral, é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente em misturas heterogêneas que apresentam as seguintes características com relação aos seus componentes:
-
um sólido não dissolvido em líquido;
-
um sólido não dissolvido em um gás;
Quando uma mistura heterogênea com uma das características descritas acima é submetida a uma filtração, o material sólido que não está dissolvido sempre fica retido no filtro, que é, sem dúvida, o principal equipamento de uma filtração.
A filtração pode ser simples (comum) ou a vácuo. Neste texto, vamos dar ênfase no método de filtração a vácuo, que realiza o processo de separação de uma forma mais rápida.
Além do tempo da realização da filtração, outro fator que diferencia a filtração a vácuo da comum são os equipamentos utilizados. São eles:
-
Kitassato: equipamento de vidro que apresenta uma abertura superior, que é acoplada ao funil de büchner, e outra lateral, que serve para o encaixe da mangueira de borracha.
Kitassato, equipamento que recebe o líquido filtrado
-
Funil de Büchner: equipamento de porcelana recheado de orifícios que é acoplado ao kitassato.
Funil de büchner utilizado em filtração a vácuo *
-
Tromba de água ou bomba de vácuo mecânica: promove a criação do vácuo no interior do kitassato.
Bomba de vácuo utilizada para retirar o ar do interior do Kitassato
-
Mangueira de borracha: utilizada para conectar a bomba de vácuo ao kitassato.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mangueira que liga o kitassato à bomba de vácuo
O funcionamento da filtração a vácuo é muito simples. Veja o passo a passo:
-
Primeiro passo: Quando a bomba de vácuo é ligada, ela passa a realizar uma força de sucção na mangueira de borracha que a conecta com o kitassato. Imediatamente, o ar contido no interior do kitassato começa a ser sugado até que haja o vácuo. A bomba somente é desligada quando o processo de filtração é encerrado.
Observação: Se a tromba de água for utilizada, o princípio será exatamente o mesmo, mas quem promoverá a força de sucção na mangueira de borracha será a queda de água na tromba.
-
Segundo passo: Adicionar a mistura heterogênea (sólido com líquido) no interior do Funil de Büchner, que apresenta em seu interior um papel de filtro, que, por sua vez, é o responsável por realizar a filtração.
-
Terceiro passo: Como no interior do kitassato não há a presença de ar, o líquido contido na mistura heterogênea adicionada ao funil de büchner começará a cair no interior do kitassato com uma velocidade maior em virtude da ausência da resistência do ar.
Representação do conjunto de materiais utilizados na filtração a vácuo
* Créditos da imagem: Commons/ Calvero
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: