Equação Geral dos Gases

O comportamento dos gases ao sofrer as transformações gasosas que envolvem suas três variáveis de estado é relacionado pela Equação geral dos gases
O comportamento dos gases ao sofrer as transformações gasosas que envolvem suas três variáveis de estado é relacionado pela Equação geral dos gases

Conforme nos mostra o texto “Transformações gasosas”, os estudos de três cientistas foram imprescindíveis para o entendimento do comportamento dos gases em relação às suas variáveis de estado, que são o volume, a pressão e a temperatura. Os cientistas em questão são: Robert Boyle (1627-1691) e os cientistas franceses Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) e Jacques Alexandre César Charles (1746-1823).

Abaixo temos um quadro com um resumo das conclusões tiradas por cada um desses cientistas e as fórmulas matemáticas que exprimem isso:

Resumo das três transformações gasosas

Observe que em todas as transformações o valor representado é o k. Assim, podemos realizá-las simultaneamente e, desse modo, relacionar as três variáveis de estado em uma única equação. Observe abaixo como ocorre a junção dessas três equações:

Dedução da equação geral dos gases

Assim, a equação geral dos gases ou equação da transformação geral dos gases é dada por:

Isso quer dizer que quando uma massa fixa de gás sofre uma transformação em que as três grandezas (pressão, temperatura e volume) se alteram, a relação PV/T permanece constante.

Essa equação é bastante útil para se determinar o novo estado do gás que sofreu alteração. Por exemplo, se conhecermos o volume de um gás x em determinadas condições de temperatura e pressão, utilizando essa equação podemos determinar seu novo volume em outras condições de temperatura e pressão. O mesmo pode ser feito no caso da temperatura e da pressão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gráfico da transformação de estado que ocorre ao mesmo tempo com as três variáveis resulta em hipérboles isotermas. Veja o exemplo abaixo:

Determinado gás teve sua pressão e volume variados, sendo que a temperatura permaneceu constante, assim, temos que Vi passou para Vx e Pi para Px, que é o mesmo que Pf, pois não mudou-se mais a pressão. Dessa forma, obtemos a seguinte equação:

Pi . Vi = Pf . Vx

Posteriormente, manteve-se a pressão constante e variou-se o volume e a temperatura. Vx variou para Vf e Ti para Tf. Uma segunda equação foi obtida:

Vx = Vf
Ti     Tf

Multiplicando as duas equações obtidas, temos:

    
Chegamos exatamente na equação geral dos gases, que pode ser representada graficamente pelas duas isotermas a seguir:

Representação gráfica de transformação gasosa simultânea

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cálculos com a equação geral dos gases

Clique e aprenda a realizar cálculos relacionados com pressão, temperatura ou volume utilizando a equação geral dos gases.

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Exemplos de transformações gasosas

Você conhece as principais transformações gasosas? As transformações isotérmica, isobárica, adiabática e isovolumétrica são consideradas transformações especiais, já que pelo menos uma variável termodinâmica mantém-se constante. Confira este texto e conheça exemplos reais de transformações gasosas.

Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, relaciona o volume molar dos gases. Veja como isso pode ser descrito e qual sua aplicação.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Temperatura dos gases

Entenda como a temperatura funciona como uma variável de estado dos gases, como ela é medida, quais são as suas unidades e a conversão entre elas.

Transformação Isobárica

Na transformação isobárica, que ocorre à pressão constante, as variações de volume estão relacionadas às variações de temperatura.

Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Na transformação isotérmica, que ocorre à temperatura constante, as variações de volume estão relacionadas às variações da pressão.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).

Variáveis de estado dos gases

No estudo dos gases, deve-se levar em consideração as seguinte variáveis de estado dos gases: volume, pressão e temperatura.

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Volume molar

Conheça a definição de volume molar, um conceito muito aplicado no estudo dos gases e na resolução de cálculos estequiométricos.