Condutividade Elétrica das Soluções

Sistema usado para medir a condução de corrente elétrica
Sistema usado para medir a condução de corrente elétrica

Digamos que a solução em questão seja de água e sal. Se colocarmos os bastões nessa solução, observaremos que a lâmpada acenderá. No entanto, se mudarmos a solução para uma de água e açúcar, a lâmpada permanecerá desligada.

Isso nos mostra que é possível diferenciar as soluções de acordo com a sua condutividade elétrica:

1. Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.

A solução iônica ou eletrolítica pode ser obtida de duas formas:

1.1. Ionização: é a formação de íons em virtude do rompimento de ligações covalentes. Por exemplo, se diluirmos ácido clorídrico (HCl), que é um composto formado por moléculas, em água; ocorrerá a quebra dessas moléculas pela água, originando íons. As equações químicas abaixo demonstram como isso ocorre:

Equações químicas de ionização do HCl.

1.2. Dissociação iônica: no caso da primeira solução citada no exemplo acima, temos a dissolução do sal de cozinha ((NaCl – cloreto de sódio), que é um composto iônico, isto é, que já era formado por íons. A água apenas separou os íons já existentes no aglomerado iônico:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dissociação iônica do cloreto de sódio ou sal de cozinha.

Observe na figura acima que o sal (NaCl) estava na forma de retículo cristalino, porém, por ser uma substância polar, seu polo negativo, que é o Cl-, é atraído pelo polo positivo da água, que é o H+. E o polo positivo do sal, que é o Na+, é atraído pelo OH-, que é o polo negativo da água. Assim, os íons que antes estavam ligados pela ligação iônica são separados.

2. Solução molecular ou não eletrolítica: esse tipo de solução não conduz eletricidade. É o segundo caso que citamos, da solução de água e açúcar. O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.

Solução molecular ou não eletrolítica de sacarose





Videoaula relacionada:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Coeficiente de solubilidade

Entenda a definição de coeficiente de solubilidade e quais são os fatores que interferem no seu valor.

Concentração de soluções

Clique aqui e entenda o que é a concentração de uma solução. Veja exemplos e saiba como calcular cada um dos tipos de concentração de soluções.

Concentração em mol/L de íons

Aprenda como determinar a concentração de íons presentes em uma solução iônica, em quantidade de matéria ou em mol/L.

Concentração em quantidade de matéria ou em mol/L

Aprenda o conceito, a fórmula matemática e como aplicar a concentração em quantidade de matéria (também chamada de concentração molar e molaridade).

Condutores

Clique aqui e saiba o que são condutores. Conheça suas principais características e seus tipos. Descubra quais são os bons e os maus condutores.

Diluição de Soluções

Entenda como é feita a diluição de soluções químicas e como é possível calcular a concentração final da solução diluída.

Estados Físicos das Soluções

Além das soluções líquidas, que são as mais comuns, existem também soluções sólidas e gasosas.

Gráfico das Curvas de Solubilidade

As curvas de solubilidade podem ser construídas se o coeficiente de solubilidade do soluto a diferentes temperaturas for conhecido.

Saturação das Soluções

Quanto à saturação ou solubilidade do soluto no solvente, existem três tipos de soluções: insaturada, saturada e supersaturada.

Solutos

Soluções são misturas homogêneas?

Título ou porcentagem em massa

O que é título? Em que ele se diferencia da porcentagem em massa? Como calculá-lo? Qual a sua aplicação no cotidiano? Descubra essas e outras questões neste texto.