Imagine que você esqueça uma frigideira com óleo no fogão, e ela comece a pegar fogo. Qual seria sua reação? Como deveria proceder para apagar o fogo? Será que jogar água seria a melhor solução?
Muitas pessoas agiriam por extinto e de forma desesperada em uma situação dessa, e tentaria apagar o fogo jogando água. Porém, nunca faça isso! Se jogar água no óleo pegando fogo ocorrerá um tipo de explosão e você poderá se ferir.
Isso ocorre por dois motivos baseados nos seguintes conceitos estudados em Química: a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo. O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar, e se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.
Assim, juntando essas duas informações, temos que ao jogar a água, por ser mais densa, ela “tentaria” afundar, passando pelo óleo que está muito quente. Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levariam consigo gotículas de óleo que poderiam queimar a pele se caíssem sobre ela.
Além disso, essas gotículas de óleo podem cair sobre o fogo, e também se incendiar. Portanto, seria muito perigoso agir dessa forma. Para você ter uma ideia, veja a simulação feita abaixo, na qual um bombeiro joga água em uma panela com óleo quente, pegando fogo:
Mas, então qual é a forma correta de se agir em uma situação assim?
Novamente, você usará outro conhecimento de química, que é a combustão. Para que a combustão ocorra é necessário o oxigênio do ar. Assim, o correto é não tocar na frigideira, desligar o fogo e colocar um pano úmido por cima da frigideira para impedir que o oxigênio alcance as chamas e, consequentemente, elas se apagarão.