Sua fórmula geral é CnH2n-2.
Existem três tipos de alcadienos: acumulados, isolados e conjugados.
- Alcadienos acumulados: as ligações duplas partem de um mesmo carbono. Exemplo:
- Alcadienos isolados: as ligações duplas estão separadas entre si por pelo menos duas ligações simples. Elas estão isoladas uma da outra. Exemplo:
- Alcadienos conjugados: as ligações duplas aparecem de forma alternada, isto é, estão separadas por uma ligação simples apenas. Exemplo:
Do isopreno citado acima é que se obtém o látex, que é a borracha natural (polímero de isopreno), encontrada na seiva de várias espécies de árvores. O látex serve como matéria-prima para a fabricação de produtos como luvas de borracha, balões, preservativos, elásticos, bicos de chupeta, entre outros.
Observe abaixo as regras de nomenclatura da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para os alcadienos não ramificados:
Além dessas regras, não se deve esquecer de numerar as insaturações, quando necessário. Observe os exemplos abaixo:
Nos alcadienos ramificados, a diferença é que é preciso escolher primeiro a cadeia principal, ou seja, aquela que possui maior quantidade de carbonos. Lembre-se de que a numeração da cadeia principal é feita a partir da extremidade mais próxima da insaturação.
Outro ponto é que as ramificações devem ser citadas primeiro:
Vemos acima que o isopreno possui o nome oficial de 2-metil-but-1,3-dieno. Essa é uma estrutura semelhante à que é encontrada em repetição em um grupo de substâncias naturais denominadas terpenos; presentes em sementes, flores, raízes, folhas, madeira, óleos essenciais para perfumes, em vegetais, nas cascas de frutas, etc.
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto: