Acrilato de etila

O acrilato de etila é um éster usado pela indústria química na fabricação de polímeros acrílicos usados principalmente em tintas.

A limpeza das geladeiras pode ser feita regularmente porque elas são revestidas com polímeros acrílicos feitos a partir do acrilato de etila
A limpeza das geladeiras pode ser feita regularmente porque elas são revestidas com polímeros acrílicos feitos a partir do acrilato de etila

O acrilato de etila é um líquido claro com ponto de ebulição igual ao da água, com um forte cheiro, bastante penetrante e tóxico, causando grande irritação aos olhos e pulmões.

Conforme sua fórmula abaixo mostra, ele é um composto orgânico pertencente ao grupo dos ésteres e é produzido a partir do ácido acrílico e do etanol. Ele também é chamado de éster de etila do ácido acrílico e de propenoato de etila.

A principal utilização do acrilato de etila é como matéria-prima de polímeros acrílicos. Esse termo “acrílico” é genérico e serve para se referir a vários polímeros, como o polimetilmetacrilato (PMMA), mais conhecido como acrílico ou plexiglass (ou ainda por lercite), que é formado pela polimerização de adição do metacrilato de metila, não sendo derivado do acrilato de etila.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora na forma crua o acrilato de etila seja tóxico, o polímero produzido com ele não apresenta perigo nenhum; tanto que ele é utilizado no interior de latas de alumínio para impedir que o alimento enlatado reaja com o metal.

O polímero produzido é muito utilizado na produção de tintas domésticas à base de água resistentes à umidade e em tintas à base de solventes, bastante usadas para recobrir utensílios domésticos, tais como geladeiras, máquinas de lavar e também em carrocerias de carros. Graças a esse polímero, tais utensílios são muito resistentes ao mau tempo e à luz solar, além de poderem ser limpos regularmente.

O acrilato de etila é usado também em adesivos, como os de fraldas descartáveis e em produtos químicos para tratamento de água.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Compósitos ou Composites Poliméricos

Conheça como são formados os compósitos ou composites, polímeros com propriedades melhores que os plásticos comuns, formados pela combinação de materiais já conhecidos.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Policarbonato

Conheça a estrutura, as propriedades e a forma de obtenção do policarbonato, um polímero que parece com o vidro, mas que é muito resistente, sendo bastante utilizado pela sociedade.

Poliestireno

Conheça a reação de obtenção e as aplicações do polímero poliestireno, que dá origem ao tão utilizado isopor.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Poliésteres

Os poliésteres são muito utilizados na indústria têxtil e na fabricação do polímero PET de garrafas de refrigerante. Veja a estrutura desse polímero e entenda por que ele é tão versátil.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Polímeros Termofixos e Termoplásticos

Descubra a diferença entre polímeros termofixos e termoplásticos, e veja exemplos das suas aplicações no cotidiano.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.