A função da vogal temática é ligar o radical das palavras às desinências. Isso significa que a vogal temática é responsável por unir o morfema que contém o significado básico da palavra aos elementos terminais indicativos das flexões das palavras, constituindo o tema. As únicas classes de palavras que apresentam vogais temáticas são os verbos e os substantivos.
Observe os exemplos:
Cantar (verbo)
Radical: Cant
Vogal temática: a
Afixo: r
Cantor (substantivo)
Radical: Cant
Vogal temática: o
Afixo: r
O estudo a respeito dos elementos formadores das palavras, como a vogal temática, é importante para que possamos compreender melhor o significado das palavras da nossa e de outras línguas. É relevante salientar que cada elemento formador das palavras representa uma unidade mínima de significação, chamada de morfema, que pode ser: raiz, radical, tema, afixos (prefixos e sufixos), desinências (nominais e verbais), vogal ou consoante de ligação e vogal temática (nominal e verbal).
→ Vogal temática nominal
As vogais temáticas são nominais quando são átonas, ou seja, quando sua pronúncia é fraca, e também quando estão no final das palavras. As vogais temáticas nominais unem-se à desinência indicadora de plural do substantivo.
Observe os exemplos:
-
canoa-s
-
passadeira-s
-
sabonete-s
Como você pôde observar, esses substantivos não sofrem flexão de gênero (masculino e feminino) e, dessa forma, não devemos considerar essas terminações como sendo desinências.
É relevante destacar que palavras terminadas em vogais tônicas (pronunciadas de maneira mais forte), como 'cará', 'jiló' e 'boné', não apresentam vogal temática.
→ Vogal temática verbal
As vogais -a, -e, -i tematizam as terminações das conjugações verbais -ar, -er, -ir.
Observe os exemplos:
Verbos da primeira conjugação
-
alimentar
-
estudar
-
andar
Verbos da segunda conjugação
-
descer
-
sofrer
-
viver
Verbos da terceira conjugação
-
pedir
-
ouvir
-
definir