Verso e estrofe - noções conceituais

Elementos básicos que compõem a linguagem literária
Elementos básicos que compõem a linguagem literária

Ao nos depararmos com ambos os elementos (verso e estrofe), logo os contextualizamos no universo literário, mais precisamente nos textos em que predominam a linguagem subjetiva. Obviamente que estamos nos referindo aos poemas que, via de regra, distinguem-se dos demais, escritos de forma épica – compostos de linhas contínuas e organizadas numa sequência lógica, em que a objetividade é fator preponderante.

Por assim dizer, analisemos, pois, um caso representativo:

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

                                             Vinícius de Moraes


Desse modo, infere-se que a forma como os poemas são dispostos representa apenas umas das características desse gênero, uma vez que suas peculiaridades vão muito além dessa mera disposição. Neles percebe-se todo um trabalho com a linguagem, ora manifestado pela escolha e combinação das palavras em que prevalecem alguns aspectos dignos de nota, tais como:

* A exploração da sonoridade, na qual se constata a habilidade do emissor ao utilizar alguns recursos, tais como as rimas, repetição de sons e o ritmo em uma cadência especial. De tal modo, a título de constatação, não só evidenciaremos acerca do conceito de estrofe, mas também do conceito de verso, utilizando-nos destes para exemplificar tais postulados. Vejamos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

Notamos que se trata de algumas linhas poéticas que formam um conjunto delas. Assim, cada linha é denominada de verso e, quando reunidas, formam o que chamamos de estrofe. Portanto, uma estrofe nada mais é do que um conjunto de versos. Em se tratando dos recursos linguísticos, ora mencionados, notamos a presença das rimas (pranto/espanto e bruma/espuma), materializadas pela semelhança sonora existente no final dos vocábulos.


* Emprego da subjetividade, manifestada pela expressão do “eu” lírico, que imerge no seu mundo interior e revela seus sentimentos, desejos e suas emoções.

* Utilização de imagens, sobretudo pelo predomínio do uso de metáforas e comparações, que representam as figuras de linguagem e, consequentemente, manifestam os recursos estilísticos utilizados.

* Uso da polissemia, a qual retrata literalmente a linguagem figurada, uma vez que permite múltiplas interpretações por parte do interlocutor, ao se deleitar mediante os encantos que a linguagem poética propicia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos relacionados

A geração de 1945

A geração de 1945, ao contrário da geração de 1930, foi demarcada pela preocupação com a forma propriamente dita. Conheça aqui as características que a demarcaram!

Arcadismo

Conheça as características do arcadismo. Veja como surgiu e quais foram principais autores na Europa e no Brasil. Descubra a diferença entre arcadismo e barroco.

Classificações das rimas pela escolha das palavras

A escolha das palavras faz com que as rimas adquiram as seguintes classificações: rimas pobres, ricas e raras. Clique e confira muito mais acerca desse assunto!

Epopeia

Saiba o que é uma epopeia. Conheça sua estrutura e seus elementos principais. Além disso, veja quais são os poemas épicos conhecidos mundialmente.

Gonçalves Dias

Clique aqui e descubra quem foi o poeta maranhense Gonçalves Dias. Conheça as principais características de suas obras.

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Meto Neto é considerado o poeta engenheiro, que, como tal, coloca palavra sobre palavra. Conheça aqui um pouco mais de sua trajetória artística.

Manuel Bandeira

Descubra quem foi Manuel Bandeira, conheça a biografia e as principais características de suas obras. Veja dois famosos poemas de seu livro “Libertinagem”.

Metalinguagem na poesia

A procura da poesia: Saiba mais sobre a metalinguagem presente em cinco poemas da língua portuguesa!

Modalidades de rimas segundo o tipo de som

Segundo o tipo de som utilizado, as rimas apresentam modalidades distintas. Confira-as aqui!

O Arcadismo no Brasil

Conheça acerca do ideário que tanto norteou este movimento, também conhecido como Escola Mineira!

O eu poético e o autor

O eu poético e o autor são elementos diferentes, portanto não podem ser confundidos.

Oswald de Andrade

Conheça a biografia de Oswald de Andrade, importante autor modernista do Brasil. Veja quais obras ele escreveu, e leia alguns de seus mais significativos poemas.

Parnasianismo

Clique aqui, saiba quais são as características do parnasianismo e conheça os principais autores e obras desse estilo de época.

Poema

Clique aqui e saiba qual é a definição de poema. Conheça suas características e tipos. Veja também qual é a diferença entre poema e poesia.

Poema, poesia e soneto

Você sabe quais são as diferenças entre poema, poesia e soneto? Clique e saiba mais!

Romantismo

Conheça as características do Romantismo. Entenda o seu contexto histórico e saiba quais são as principais obras do Romantismo brasileiro e português.

Romantismo no Brasil

Entenda as características do romantismo no Brasil. Saiba quais são seus principais autores. Conheça as fases da poesia romântica brasileira.

Simbolismo

Clique aqui e saiba o que é o simbolismo. Conheça suas principais características, seus autores e suas obras.

Trovadorismo

Clique aqui, saiba quais são as características do trovadorismo e conheça as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Álvares de Azevedo

Clique e conheça a biografia do jovem poeta brasileiro Álvares de Azevedo. Veja as características de suas poesias e quais foram as suas principais obras.