Discorrer acerca desses três elementos expressos no título significa, sobretudo, fazer alusão aos componentes de uma produção textual considerada plausível, não é verdade? Sim, atendo-nos a ela, uma consideração se faz relevante – expressa pelo fato de que sempre ao nos colocarmos nessa condição, fazemo-la segundo intenções específicas, ou seja, sempre desejamos atingir o outro, no caso, o interlocutor. Dessa forma, para que tais objetivos sejam realmente concretizados, precisamos ser claros, objetivos e precisos naquilo que discursamos.
Lembramos, portanto, as vezes em que essa modalidade de linguagem (a escrita) manifesta-se em determinadas situações, como é o caso das provas de vestibulares e concursos públicos. Assim, estando diante de uma situação semelhante a essa, não há como duvidar de que seus conhecimentos e suas habilidades serão checados por meio da redação, às vezes tão temida, por sinal, porém, com um pouco de aprimoramento, tudo ocorrerá na mais perfeita ordem e o resultado será aquele que você sempre espera, sim? Pois bem, partindo dessa prerrogativa, amigo(a) usuário(a), reservamos esse espaço para discutirmos juntos acerca destes três elementos: tema, título e parágrafo, atribuindo-lhes as devidas características. Assim, vejamos:
O tema, constituindo-se de fundamental importância, reserva-se naquela coletânea de textos que você irá se deparar, a qual somente irá prepará-lo(a) melhor para que suas ideias fluam melhor, haja vista representar um norteamento, tão importante quanto necessário, para que seu discurso esteja de acordo com as expectativas que espera a banca examinadora do vestibular ou do concurso. Dessa forma, constitui-se da chamada ideia-núcleo, apresentando-se de forma ampla e permitindo que mais de um posicionamento sobre o assunto em questão seja manifestado.
Já o título será criado por você, após se certificar do que se trata o tema, ou seja, do que versa o assunto proposto pela comissão. Desse modo, sem sombra de dúvida, ele se apresenta sob a forma mais individualizada, haja vista que afunila o assunto proposto no tema, discutido posteriormente por meio do discurso que irá construir.
Por último, o parágrafo, não menos importante numa redação, pois, em termos de coesão, atribui ao discurso aquela forma harmoniosa, bem distribuída, em que se apresentam as ideias. Trata-se então da conexão que há entre elas, representando, em se tratando de termos estéticos, o início de uma linha e o término de outra, ou seja, é exatamente onde se inicia uma ideia, concluída, obviamente, e depois onde se demarca outra.