Há certos verbos que nos deixam em crise, pois causam dúvidas que não conseguimos sanar por nós mesmos. Geralmente, decidimos por uma das opções, que nem sempre é a correta! Seria bom se todas as vezes que isso acontecesse, escolhêssemos pesquisar ao invés de simplesmente “chutar”!
Existem muitas fontes práticas as quais podemos nos ater para solucionarmos os problemas que os verbos nos causam. Normalmente, os livros didáticos trazem uma ênfase maior sobre esses casos verbais peculiares. Outra forma de não cometer equívocos e procurar se interagir mais com a língua é usar a internet para pesquisa.
A maioria dos jovens se interessa muito pelos jogos em rede, orkut, msn e ferramentas da web semelhantes. Mas quando é para pesquisar, poucos usufruem desse instrumento que é tão eficaz nesse sentido!
Alguns sites possuem artigos sobre esse assunto. Alguns com explicações mais detalhadas, outros mais objetivos. Além destes, há outros que mostram a conjugação do verbo, o que também resolve o problema na escrita.
Contudo, muitos ainda preferem ignorar o correto uso da língua, não creem que isso influi em uma prova, redação de vestibular e de concurso ou em qualquer seleção que o teste escrito seja classificatório e/ou eliminatório.
Escrever corretamente faz muita diferença, pois demonstra interesse pela língua, por querer saber o uso adequado, por se fazer entendível. Esse fato pode ser um divisor de águas entre a sua promoção ou não, entre seu emprego ou não, entre sua faculdade ou não, e assim por diante.
Portanto, usufrua dos livros e da internet para tirar suas dúvidas a respeito dos verbos e de outras mais!
Importante consultar sites que têm segurança e passem credibilidade e confiança.