A Literatura é a arte da palavra. Nela são retratados encontros e desencontros, alegrias e tristezas, realizações e frustrações de uma época, de um povo, de um artista. Por isso, a História e a Literatura caminham sempre juntas, pois a arte reflete o momento histórico.
O Brasil já foi Colônia, Império, República e, hoje, vive em um regime democrático. Vários acontecimentos ao longo da nossa história foram eternizados em nossa Literatura por nossos grandes escritores.
O ano de 1601 representou um marco para a Literatura Brasileira, pois, nesse ano, Bento Teixeira publicou Prosopopeia, obra que é considerada como marco inicial do Barroco no Brasil, estilo literário que consagrou o nosso primeiro grande escritor, Gregório de Matos.
Por termos sido colônia de Portugal, a Literatura dita brasileira demorou a chegar, e quando chegou, veio com características muito europeias. No entanto, a partir do Romantismo, os escritores foram construindo a nossa Literatura, que foi se desenvolvendo e consagrando nossos escritores.
Cada época possui sua característica e cada autor a sua maneira própria, a sua visão, a sua forma de representar a realidade e sintetizar as angústias e alegrias vividas em determinado período. Nesta seção, você terá a oportunidade de mergulhar no universo dos escritores brasileiros, que foram eternizados por suas obras. Veja alguns nomes:
Gregório de Matos
Cláudio Manoel da Costa
Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
José de Alencar
Machado de Assis
Raul Pompeia
Aluísio Azevedo
Olavo Bilac
Cruz e Souza
Euclides da Cunha
Lima Barreto
Mário de Andrade
Oswald de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Graciliano Ramos
João Cabral de Melo Neto