A Literatura é a forma de arte produzida por meio de palavras, apesar de sua definição não ser fechada. Ela pode ter diversas funções, como despertar emoções, representar a realidade, transmitir culturas e tradições etc. Entretanto, ela não é utilitária como um manual de instruções ou um texto científico. Ela é dividida, desde a Antiguidade, em três gêneros: narrativo ou épico, dramático, e lírico.
Leia também: Quais são as escolas literárias?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Literatura
- 2 - O que é a Literatura?
- 3 - Qual a função da literatura?
- 4 - Quais são as diferenças entre texto literário e não literário?
- 5 - Gêneros literários
- 6 - Qual a origem da literatura?
Resumo sobre Literatura
- A Literatura é a forma de arte feita com palavras.
- Sua origem provável foi na Antiguidade, com o registro de cantos orais.
- Ela pode ter diversas funções, como despertar emoções e representar a cultura.
- Não busca ser utilitária.
- É dividida em três gêneros: narrativo/épico, dramático, e lírico.
O que é a Literatura?
A Literatura é definida, de forma geral, por ser a arte produzida por meio das palavras. Assim, ela não se trata de textos denotativos (com sentido literal), como projetos de lei, manual de instruções ou artigos científicos, mas sim daqueles que usam a linguagem de uma forma artística, conotativa e subjetiva. Isso inclui textos em prosa (como romances, contos e crônicas) e poesia.
Entretanto, a definição desse termo foi muito discutida ao longo da história e, até hoje, não há um consenso, então cada autor apresenta sua própria versão. O escritor e conhecido crítico literário Antonio Candido expandiu esse significado e envolveu o caráter social desse meio artístico:
Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.|1|
Assim, a literatura é a arte da escrita, mas envolve os momentos históricos, características sociais e tradições de uma sociedade e do mundo.
Qual a função da literatura?
Além da definição do próprio termo, a função da literatura sempre foi polêmica. Isso ocorre porque, sendo artística, ela não procura ser utilitária. Assim, possui funções subjetivas e conotativas:
- representação da realidade;
- apresentação de novas perspectivas;
- despertar de emoções;
- crítica à sociedade;
- apresentação de reflexões por meio de narrativas;
- entretenimento;
- representação de tradições, histórias e culturas.
Assim, Antonio Candido, mais uma vez, comenta as três faces principais da função da literatura:
(1) ela é uma construção de objetos autônomos como estrutura e significado;
(2) ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos;
(3) ela é uma forma de conhecimento [...].|2|
Dessa forma, percebe-se que essa área envolve arte, conhecimento, história, sociologia, emoções e muito mais.
Leia também: Diferenças entre a linguagem literária e não literária
Quais são as diferenças entre texto literário e não literário?
A diferença entre esses dois tipos de textos está na construção:
O texto não literário busca atender necessidades práticas e objetivas e usa linguagem denotativa. Assim, pode cumprir funções como dar notícias (reportagens), instruir (manual), dar informações (convite, panfleto), educar (textos didáticos), definir (dicionários), entre outros. No entanto, não há busca pela arte.
O texto literário é aquele que usa a escrita de forma conotativa, indo além do literal, com um objetivo artístico. Assim, a linguagem é manipulada para atingir outros resultados, como despertar emoções, entreter ou colocar a realidade em uma nova perspectiva. Dessa forma, o texto literário é estético e pode usar novas construções (ex: poesia concreta), figuras de linguagem e ser parcial.
Gêneros literários
Os gêneros literários são criações de Aristóteles, um filósofo grego da Antiguidade, que dividiu e classificou a Literatura pela forma e função. Esse esquema, que permaneceu de forma similar até os dias de hoje, consiste em três gêneros:
- Gênero épico ou narrativo: há um narrador que conta a história, e o foco acontece nas aventuras do enredo. Os personagens, o tempo e o local da ação são bem definidos.
- Gênero dramático: não há narrador, o diálogo e as ações dos personagens movem a história. Costumam ser encenados, como textos de teatro.
- Gênero lírico: o foco está no “eu lírico”, a voz que expressa seus sentimentos e emoções, diferentemente de um narrador.
Qual a origem da literatura?
Não há (nem é possível haver) uma data exata para a criação da Literatura, porém sabe-se que, originalmente, os povos contavam de forma oral narrativas muito baseadas em suas lendas e mitologias. Assim, as tradições permaneciam vivas.
É daí que vem a palavra “lírica”, referindo-se aos cantos acompanhados pela lira (um instrumento musical), e as primeiras formas de Literatura escrita provavelmente foram registros dessas narrativas. Dessa forma, o gênero épico dominava, já que a identidade de povos era reforçada por meio de contos de heróis e grandes guerras. Os registros mais antigos são as epopeias escritas na Antiguidade, como a Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero.
Notas
|1| CANDIDO, A. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. [s.l: s.n.]. p. 171-193.
|2| Idem.