Escrever bem tem sido o grande calcanhar de Aquiles de muitos que se aventuram pelo mundo da língua escrita, não é mesmo? Mas saiba que, seguindo alguns passos e ampliando suas habilidades comunicativas, é possível elevar o nível de seus textos e deixar para trás essa dificuldade de colocar no papel aquilo que você pensa ou fala. Confira, aqui, alguns passos que podem te auxiliar no momento da produção textual!
1 – Leia muito sobre tudo
Pode parecer estranho esse primeiro passo, uma vez que se trata de escrita e não de leitura e intepretação textal. No entanto, a escrita está diretamente relacionada com outras habilidades comunicativas como essa. Afinal, conhecer o assunto, o gênero textual, o tipo textual e o destinatário é fundamental para que seu texto tenha coerência e realize sua função no processo de comunicação de suas ideias. Por isso, LEIA muito sobre tudo relacionado com o assunto do seu texto.
2 – Delimite o seu tema
Ao delimitar o tema você fará um recorte do assunto que irá tratar no seu texto. Isso é muito importante para que sua escrita não aborde de forma superficial uma realidade mais ampla do que o espaço que um texto comporta, ou seja, ao fazer a seleção de uma parte a ser tratada, você garantirá uma abordagem mais concisa, englobando um aspecto que será retirado do contexto geral.
Assim, para delimitar o tema, é necessário conhecer a diferença entre assunto, objeto de estudo e delimitações.
Observe o tema:
“A importância da leitura para uma boa produção textual”
Assunto: Leitura
Objeto de estudo: A importância
Delimitações: para uma boa produção textual
Perceba que, ao fazer a delimitação do tema, saímos de um universo geral para um estudo particular, envolvendo essa generalização. Veja:
Dentro do assunto LEITURA há diversas possibilidades de estudo, por exemplo: A importância da leitura, O uso da leitura, A falta de leitura, A presença da leitura etc. Assim, ao escolher o seu objeto de estudo você fará um recorte e irá direcionar o seu texto apenas para esse aspecto em particular. Dessa forma, temos:
Além disso, é possível analisar esse recorte (objeto de estudo) dentro de determinadas delimitações como: no Brasil, para uma produção textual, na escola etc. Isto quer dizer que delimitar é escolher uma situação, um contexto específico onde o seu objeto de estudo se realizará. As delimitações são normalmente expressas por adjetivos, advérbios e locuções. Veja:
Outros exemplos de delimitação:
"Desafio no combate à homofobia no Brasil"
Assunto: Homofobia
Objeto de estudo: Desafio
Delimitações: no combate, no Brasil
"Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira"
Assunto: Deficiência
Objeto de estudo: Inclusão
Delimitações: de pessoas, na sociedade brasileira
3 – Esquematize seu texto
Após o tema ser delimitado, é hora de fazer uma seleção de ideias sobre ele.
De acordo com o gênero textual escolhido, comece a esquematizar, obedecendo a estrutura textual que o gênero requer e selecione as suas ideias para formar o texto. Lembre-se das leituras iniciais, inspire-se nelas, mas não copie o que você leu. Seja criativo e original!
Assim, se você estiver treinando para o ENEM, você deverá esquematizar um texto dissertativo-argumentativo que contenha uma tese, uma introdução, parágrafos de desenvovimento (2 ou mais) e uma conclusão com proposta de intervenção. Dessa forma, seu esquema deverá abranger todas as partes do gênero escolhido.
4 – Escrita do texto
Esquematizado o texto, é o momento de conectar as ideias.
Agora, é necessário estar atento ao uso de alguns elementos da língua que conferem ao texto uma escrita melhor elaborada, como: recursos estilísticos, elementos coesivos etc., sempre dependendo do gênero textual a ser escrito.
Além disso, tenha sempre em mente o destinatário do seu texto, ou seja, conheça bem quem irá ler a sua produção e busque ser o mais claro possível em suas colocações para que o leitor tenha prazer em realizar essa leitura.
5 – Correção textual e título
Ao finalizar o texto, faça uma lista de itens para verificar, por exemplo: ortografia, pontuação, repetição de palavras, elementos coesivos etc.
Peça a outra pessoa para ler o seu texto e verificar se percebe algum desvio na escrita. Ás vezes, nossa visão fica “poluída” pelo contato excessivo com o texto e, por isso, alguns erros passam despercebidos.
E, finalmente, seja bastante criativo em seu título! Ele é o primeiro contato do leitor com o texto e, por isso, deve chamar a atenção desse, incentivando-o a outras leituras futuras.
Praticando sempre e seguindo esses passos, você atingirá níveis mais apurados na escrita de seus textos. Tenha ótimas produções!