Tendo em vista que os gêneros textuais integram as situações que norteiam nosso cotidiano, há que se ressaltar acerca de um deles, por sinal bastante recorrente: o e-mail. E, por assim dizer, não há como negar que o avanço tecnológico representou significativos benefícios na vida de muitas pessoas, tendo em vista a agilidade, comodidade, entre outros fatores. Antigamente, as formas pelas quais os interlocutores se comunicavam eram cartas, telegramas; e hoje, graças a tal avanço, não precisamos mais destes recursos.
Mas como nosso objetivo é apontar as características que integram os diferentes gêneros, vale ressaltar que o gênero em discussão se assemelha à carta, em termos estruturais. Dessa forma, ele se constitui do vocativo, texto, despedida e assinatura. Mas, afinal, a data nessa modalidade não representa algo importante? Obviamente que sim, mas o próprio programa já se encarrega de retratá-la, ou seja, já vem especificada – revelando o dia e a hora em que a mensagem foi enviada, não sendo necessário, portanto, que o usuário se encarregue disto.
No que diz respeito à linguagem, dizemos que esta pode variar significativamente, pois tudo depende do nível de relacionamento entre as pessoas que participam do discurso, isto é, pode ser informal, podendo haver até mesmo o uso de abreviaturas (tais como vc - você, pra- para, tô - estou, tb – também, entre outros), ou formal. Outro aspecto de total relevância é que, para que a mensagem seja efetivamente concluída, se faz necessário que os interlocutores estejam atentos a alguns detalhes, essenciais por sinal. Para tanto, analisemos cada um deles de forma particular:
nome@provedor.com.br
O nome representa o usuário, @ diz respeito ao símbolo que envia ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail. O provedor representa a empresa que permite o acesso à Internet, que pode ser de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa específica. O termo “com” possui o sentido de comercial e “br” refere-se a Brasil.