Você sabia que alcançar uma boa pontuação na redação do Enem pode garantir seu ingresso na universidade? A prova de redação, certamente a mais temida entre os estudantes, é a mais importante, haja vista que o candidato, se bem-sucedido, pode atingir a invejável nota 1000. Para que você consiga, se não a nota 1.000, mas pelo menos uma pontuação satisfatória, é indispensável que conheça as particularidades da redação do Enem, o tipo textual exigido e, principalmente, como desenvolver uma boa proposta de intervenção do problema.
De acordo com o Ministério da Educação, o MEC, no ano de 2014, das mais de cinco milhões de redações corrigidas, apenas 0,9% obtiveram 900 pontos ou mais e apenas 481 alcançaram a nota 1.000. Isso significa que a redação seja uma prova difícil? Não necessariamente, mas certamente significa que a maioria esmagadora dos candidatos, além de apresentar dificuldades com a modalidade escrita, não conhece as particularidades da prova. Que tal começar a conhecer agora? Melhor ainda se o aprendizado vier por meio de dicas de quem já passou pela experiência e foi bem-sucedido, não acha? Confira agora nossas dicas de redação para arrasar na redação do Enem. Boa leitura e bons estudos!
Dicas para a redação do Enem
→ Dica 1: Conheça a prova
A primeira dica e também a mais importante. Pode parecer absurdo, mas muitos candidatos não fazem ideia de como seja a redação do Enem e aí, você já sabe, o fracasso é garantido. Para evitar que sua prova seja desclassificada ou que receba uma pontuação medíocre, é indispensável que você conheça as especificidades da prova, ou seja, é importante que você saiba os critérios de avaliação usados e a forma como os avaliadores gostariam que sua redação fosse escrita. A redação do Enem é diferente da redação dos demais vestibulares, isso porque ela exige que o autor apresente uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema e que dê enfoque no aspecto social, apresentando argumentos que estejam de acordo com o respeito aos direitos humanos.
→ Dica 2: Leituras indispensáveis
Você já deve saber que todo bom escritor é também um bom leitor. Você pode até dominar as normas da língua portuguesa, conhecer bem todas as técnicas de redação, mas nada disso adiantará se o seu texto ficar vazio de sentidos. Mas você sabe o que pode enriquecer seus argumentos e ideias? A leitura. Os temas da redação do Enem geralmente têm relação com questões sociais, por isso é importante que você esteja atento ao que acontece no Brasil e no mundo e que esteja com a leitura em dia. Leia jornais e revistas – virtuais ou físicos – e, sempre que possível, estude assuntos relacionados com a História e a Geografia, pois uma visão histórica e cultural ampla facilitará a fundamentação de seus argumentos.
→ Dica 3: Cuidado com a linguagem
Primeira competência a ser avaliada, o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa é imprescindível para a construção do texto. Ao longo do Ensino Médio, tomamos conhecimento das diferenças entre a linguagem coloquial e a linguagem culta, assim como aprendemos que escrita e fala são realidades diversas, portanto, devemos nos adequar aos diferentes contextos linguísticos. Enquanto na fala não existe a ideia de erro (é bom revisar o conteúdo sobre variedades linguísticas), na escrita eles não são permitidos, exceto nos casos do uso literário da linguagem. Para adequar-se à norma culta da língua, evite marcas de oralidade na escrita, apresente um vocabulário preciso e fique atento aos seguintes elementos:
-
Flexão de nomes e verbos;
-
Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
-
Grafia das palavras;
-
Divisão silábica na mudança de linha (translineação).
→ Dica 4: Liste suas ideias antes de escrever o texto
Essa é uma tática muito útil na hora de transferir as ideias para o papel, pois evita que o candidato se perca nas muitas ideias que porventura possam surgir. Sabemos que o tempo nunca está a favor do candidato quando o assunto é a redação do Enem, mas, se possível, em uma folha de rascunho, liste as ideias possíveis sobre o tema e os itens-chave que nortearão seu texto. Essa estratégia permite que você desenvolva sua redação com mais calma, pois você não estará começando do zero, afinal de contas, antes de começar a escrever, você já pensou sobre o que dizer, o que facilitará o processo. Essa dica favorece sua criatividade, além de evitar que você se esqueça de abordar aspectos importantes para o desenvolvimento da argumentação.
Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto: