Em algumas situações, temos dúvidas a respeito de algumas expressões da Língua Portuguesa, como é o caso de as vezes e às vezes. Essas expressões causam dúvidas porque são quase idênticas foneticamente e muito semelhantes na escrita. É importante estar atento a essas duas formas de utilização das expressões, já que a diferença de grafia entre ambas gera efeitos de sentido diferentes dependendo do contexto no qual estão sendo utilizadas.
Observe as definições e os efeitos de sentido de cada uma das expressões:
→ Às vezes
Quando há o acento grave, indicativo de crase, a expressão tem efeito de sentido de tempo. Trata-se de uma locução adverbial de tempo semelhante a “de vez em quando”.
Veja os exemplos:
-
Às vezes gosto de falar com meu cachorro. (de vez em quando)
-
Vou trabalhar de metrô às vezes, mas nem sempre é possível porque é muito lotado no horário. (de vez em quando)
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Meu primo é muito encrenqueiro e brigão às vezes. (de vez em quando)
→ As vezes
Quando a expressão resulta da união do artigo feminino no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes', não há ocorrência de crase. Trata-se de uma expressão semelhante a “as ocasiões”, “os momentos”.
Veja os exemplos:
-
Todas as vezes que minha tia chega tarde eu a espero acordado. (as ocasiões)
-
Quais foram as vezes que você faltou ao trabalho? (as ocasiões)
-
Todas as vezes que isso acontecer, telefone-me. (as ocasiões)
Como você pôde perceber, apesar de gerar dívidas, as expressões são utilizadas em contextos distintos e geram efeitos de sentido bastante diferentes. Continue acompanhando nossas dicas sobre Gramática! Boas leituras!