Teve início nesta terça-feira, 03 de agosto, ao prazo de inscrições para a segunda edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Aqueles que queiram participar podem se inscrever até sexta-feira, 06 de agosto.
O SiSU ofertas vagas em instituições de ensino públicas a candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que não tiraram zero na redação. Estudantes que fizeram o exame educacional como treineiros não podem participar.
Na hora do cadastro é necessário optar por até duas opções de cursos de graduação. Eles podem ser alteradas durante o prazo de inscrições.
Veja também: Respondendo dúvidas sobre o SiSU
Também é possível escolher no ato da inscrição entre concorrer às vagas por meio da ampla concorrência ou através das cotas, destinadas a determinados públicos específicos.
As cotas no SiSU destinam-se àqueles que se enquadrem na Lei de Cotas ou nas ações afirmativas de cada instituição.
Tópicos deste artigo
SiSU 2021/2
A 2ª edição do SiSU 2021 está oferecendo 62.365 oportunidades para 1.932 cursos de graduação em 70 instituições públicas de educação superior.
O Rio de Janeiro é o estado que oferece o maior número de vagas, com 13.123. Logo atrás estão os estados de Minas Gerais (7.465), Paraná (7.192), Pernambuco (4.692) e Bahia (4.335).
Nota de corte
A partir do segundo dia de inscrições, o MEC vai liberar o acesso às notas de corte, que representam a nota mínima que o estudante precisa ter para concorrer à vaga.
As notas de corte variam todos os dias da inscrição, já que elas são calculadas com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência. A consulta deve ser feita no site do SiSU.
Medicina no SiSU 2021/2
O curso mais buscado no SiSU, que é o de Medicina, oferece 1.539 vagas. A graduação é oferecida em maior quantidade de vagas no estado de Minas Gerais, com 295 vagas em seis universidades federais.
As oportunidades nesta graduação também estão sendo oferecidas nas instituições do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Tocantins.
Aprovados
O resultado do SiSU 2021/2 está previsto de ser disponibilizado em 10 de agosto. Os selecionados deverão se matricular de 11 a 16 de agosto.
Aqueles que não forem aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 10 a 16 de agosto. Só será possível integrar a lista de espera em uma das opções de curso de graduação escolhidas no momento da inscrição.
O resultado da lista de espera está previsto para o dia 18 de agosto e os aprovados serão convocados no dia seguinte.
Outras informações podem ser obtidas neste Edital ou a página do SiSU.